Área: Ciências Sociais Aplicadas
Cidade: Belo Horizonte
Local: Saúde
Turno: Noturno
PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de Gestão de Serviços de Saúde, oferecido pela UFMG desde 2009, é ofertado de forma multidisciplinar e interdisciplinar em cinco áreas do conhecimento: Saúde, Demografia, Economia, Contabilidade e Administração, que compõem o núcleo comum formado por disciplinas obrigatórias e optativas.
No curso, os alunos usufruem do núcleo de formação complementar com atividades de extensão, iniciação científica, empresa júnior, congressos, seminários, dentre outros. Também dispõe de formação livre, que permite cursar disciplinas em outras unidades, e núcleo avançado, no qual o estudante, próximo ao final da graduação, pode cursar disciplinas de pós-graduação. O estágio obrigatório é realizado em diversas instituições, como no Hospital das Clínicas e em unidades básicas de saúde de Belo Horizonte.
A interdisciplinaridade acontece em projetos de extensão e de iniciação científica, apresentações de trabalhos científicos, seminários interdisciplinares oferecidos pelo colegiado e na resolução de problemas relacionados à gestão em saúde em disciplinas do curso.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O diferencial do curso está na localização onde acontecem as aulas, em meio a um complexo de instituições de saúde, o que favorece a busca por estágios obrigatórios e não obrigatórios. Muitas instituições têm procurado o curso para estágios, proporcionado muitas opções para os alunos estarem, cada vez mais precocemente, em contato com o serviço de saúde, além de busca também por indicação de egressos para atuação profissional.
O curso conta com projetos de pesquisa e extensão que envolvem municípios da Região Metropolitana de Saúde, Hospital das Clínicas, dentre outros, o que tem despertado a valorização do conhecimento na área de planejamento, programação e avaliação em saúde. Há, ainda, projetos de pesquisa e extensão na área do direito em saúde e em diversas áreas relacionadas à gestão, como auditoria, gestão de pesquisa clínica e projetos envolvendo a saúde do trabalhador com terapias alternativas. Além dos projetos da pós-graduação, Mestrado profissional em Gestão em Saúde, que oferece oportunidades de iniciação científica para a graduação.
Outro importante diferencial é a presença do Diretório Acadêmico Gestão de Serviços de Saúde–DAGESS, o qual é atuante e interessado sobre a participação e as causas estudantis.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O propósito do curso é formar bachareis para atuar na gestão de sistemas e serviços de saúde, aptos a identificar, diagnosticar e propor soluções criativas relacionadas às necessidades do serviço e da população, com capacidade de ampliar as respostas relacionadas não somente aos processos de administração mas também aos processos relacionados à Saúde coletiva
O profissional se forma preparado para atuar na gestão dos diversos serviços e sistemas de saúde do Sistema Único de Saúde, em serviços de saúde hospitalares; ambulatórios; bancos de sangue; Unidades Básicas de Saúde; serviços de urgência; saúde suplementar; sistema privado; secretarias municipais e estaduais, dentre outros. Também podem atuar na gestão de tecnologias, gestão de pesquisa clínica, avaliação de tecnologias em saúde, dentre outras áreas.
DURAÇÃO:
9 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site do curso: https://www.enf.ufmg.br/index.php/gestao-de-servicos-de-saude-graduacao
Matéria sobre o Hospital das Clínicas da UFMG: https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/hospital-das-clinicas-da-ufmg-tem-um-dos-maiores-centros-de-pesquisa-clinica-do-brasil