Área: Ciências Exatas e da Terra

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Noturno

PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG

 

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:

O curso pode ser dividido em dois momentos. O primeiro é o ciclo básico, ministrado no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), onde os alunos cursam matérias básicas de áreas como Matemática, Física, Química, Estatística e Computação. No ciclo profissional, o estudante adquire conhecimentos específicos da área de Química e Química Industrial. Nessa etapa, as disciplinas abordam processos e operações da indústria química e correlatas, além de aprofundamento nas diversas áreas da Química.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

O curso  foi criado em  2010 e não deve ser confundido nem com o curso de química, do qual é uma derivação, nem com o curso de engenharia química. Os cursos química e química tecnológica partilham os semestres iniciais, mas o curso de química tecnológica tem disciplinas próprias, como as que abordam química industrial e disciplinas gerenciais, além de investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos e processamento industrial.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O curso de Química Tecnológica da UFMG tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no setor industrial, sobretudo na condução, controle, pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais, com um perfil generalista, sem direcionamento específico para determinado tipo de indústria. Diferente do curso de Química tradicional, apresenta um perfil mais técnico, voltado para o mercado de trabalho.

DURAÇÃO: 

9 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.

CONTEÚDO RECOMENDADO:

Site do curso: https://www.icex.ufmg.br/index.php/quimica-tecnologica 

Site do Departamento de Química: https://www.qui.ufmg.br/academico/graduacao/