Mabe Bethônico e o Colecionador   índice de Notícias e Textos
2/3
 Rodrigo Moura  Curador Assistente do MAP-BH   voltar  avançar  
     
O Colecionador
  Abertura  
  Ensaios Visuais  
  Slide Show  
  Anotações  
  Coleção Hoje  
  Notícias e Textos  
  Envie sua coleção  
  Imprensa  
  Créditos  
  Contato  
  Ajuda  
   

        Tendo como estrutura formal quatro mesas-vitrines e o diagrama de organização da coleção que vem se reestruturando a cada nova exposição, o ciclo "Mabe Bethônico e O Colecionador" é uma entre várias maneiras de se exibir a obra, cujo restante se encontra na Biblioteca do Museu. Sem dúvida, são múltiplas as aproximações.
        Pode-se falar também no caráter radicalmente efêmero de uma obra afinal composta de recortes de jornais, que se amarelam e se tornam quebradiços com o tempo. Sintoma de uma era de informação digital? Talvez, embora os dispositivos da multimídia tenham se revelado ferramentas de desdobramento do arquivo para a artista. Certo é que Mabe Bethônico elegeu uma figura ficcional, o próprio Colecionador, como seu cúmplice e co-autor anônimo do projeto. É ele quem responde pelas citações que compõem as exposições, fornecendo pistas para o espectador-leitor.
      Cabe, ainda, chamar atenção aos três ensaios aqui exibidos, todos compostos exclusivamente por imagens:

**"Destruição: Caixa III: O Lado de Dentro do Lado de Fora I e II (Cozinha)"
(39 recortes): série de forte coerência compositiva, que revela situações de risco físico em que pessoas transportam para as ruas elementos do interior de suas casas; metáfora da dissolução das fronteiras entre espaço público e privado no embate político contemporâneo;
**"Destruição: Caixa IV: Mulheres e Destruição"
(73 recortes): ocupando duas mesas-vitrines, este ensaio reflete a representação das mulheres em cenas de guerra e desolação (Kosovo, Oriente Médio, exclusão social no Brasil etc.); a encenação, recurso jornalístico típico dos anos 90, encontra aqui seu registro explícito, em imagens de incômoda beleza plástica;
**"Destruição: Caixa V: Água: Cenas de Enchente":
o tema da natureza como origem da tragédia aparece para questionar a solidez da cidade e da arquitetura, um dos tópicos mais caros para 'O Colecionador": 'A coleção constrói a história da casa, contaminada por destruição, subtração; ela cataloga ameaças, notando sua exposição e fragilidade", nas palavras dele.
  © Mabe Bethônico 1996-2006