Missão

Missão

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) tem como responsabilidade a proposição, organização, coordenação e execução de ações para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e profissional. O Núcleo é voltado para a eliminação ou redução de barreiras pedagógicas, instrumentais, arquitetônicas, de comunicação e informação, impulsionando o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

Tradutor Intérprete do Nai

Nosso Compromisso

Contribuir para elaboração de políticas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no contexto da Universidade.

Nossas Metas

  • Catalisar, prover e articular projetos, pesquisas e ações, que tenham como foco questões voltadas para a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência;
  • Oferecer condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino superior e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;
  • Proporcionar condições de acesso e participação no contexto de trabalho e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos servidores da UFMG;
  • Eliminar barreiras físicas, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos estudantes, servidores técnicos administrativos em educação e docentes com deficiência;
  • Aquisição de equipamentos de tecnologias assistivas;
  • Oferecer intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico, profissional e social, de acordo com a meta de inclusão plena;
  • Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;
  • Produzir material didático digitalizado, em áudio, em braille e tátil, atendendo às demandas de discentes cegos ou com baixa-visão.
  • Auxiliar os docentes no desenvolvimento e uso dos diversos métodos e práticas de ensino mais adequados à realidade das pessoas com deficiência;
  • Formar a comunidade acadêmica sobre questões acerca da pessoa com deficiência visando à quebra de barreiras atitudinais;
  • Dar suporte à área de infraestrutura, visando colaborar com o processo de transformação das dependências da universidade em espaços mais acessíveis;
  • Buscar a construção do conhecimento acerca da deficiência, suas implicações psíquicas, motoras, cognitivas e sociais, por meio de workshops, seminários, palestras, grupos de pesquisa e publicações, a fim de difundir o conhecimento, contribuindo também com o processo de inclusão na universidade;

Aqui eu mudo o texto.