Segundo o diretor da Editora, professor Wander Melo Miranda, é lastimável que a produção seja reduzida. "No momento em que a Editora UFMG se encontra em plena expansão, como indica o grande número de obras esgotadas em nosso catálogo, tivemos de diminuir o ritmo de produção, o que é lastimátivel. No entanto, esperamos conseguir, através do aumento das vendas e de novas parcerias, recuperar em breve o nível de nossas atividades", afirma. O pacote para fazer frente à crise prevê também a redução das despesas com correio e telefonia.
Em face das contenções de gastos impostas pelas adversidades financeiras enfrentadas pela Universidade, a Editora UFMG preparou medidas para cortar gastos. A primeira delas é o reescalonamento do cronograma de lançamentos para 2004. Ao contrário dos previstos cinco novos títulos a cada mês, serão lançados três livros mensalmente. Além disso, a previsão de lançamento de 30 títulos esgotados foi reduzida para 12. A Editora vai também desenvolver política de co-edição com suas pares universitárias, e de captação de apoio junto a órgãos de fomento e empresas. As estratégias incluem ainda a busca de alternativas para incrementar as vendas através de ações de marketing.