A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) elege nesta quarta-feria, 12, nova Diretoria Executiva para um mandato de um ano. A reitora da UFMG, Ana Lúcia Almeida Gazzola, encabeça uma chapa de consenso, que será submetida ao Conselho Pleno da entidade, formado por dirigentes de 54 instituições. A eleição acontece às 14h, na sede da entidade, em Brasília, seguindo-se a posse dos dirigentes eleitos.
A reitora Ana Lúcia Almeida Gazzola é candidata à presidência da Andifes
Foto: Foca Lisboa
"Minha candidatura surgiu de um movimento de convergência de interesses entre todas instituições filiadas e por isso representa uma proposta de continuidade dos esforços que vêm sendo desenvolvidas pela entidade no sentido de fortalecer, expandir e qualificar ainda mais o ensino público superior no país", disse a reitora da UFMG.
Na ocasião, serão eleitos também 1º Vice-presidente, 2º Vice-presidente e dois
suplentes da Diretoria Executiva da entidade, que é atualmente presidida pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Wrana Panizzi.
Audiência
Antes da eleição, os representantes das instituições federais de ensino superior (Ifes) presentes em Brasília serão recebidos em audiência, às 11h, no Ministério da Educação, pelo ministro Tarso Genro.
Os dirigentes esperam ouvir do ministro algumas respostas sobre a série de reivindicações das Ifes, apresentadas ainda em fevereiro pela Andifes, e que abrangem, principalmente, o orçamento, recursos humanos e gestão. Um dos problemas frisados é a falta de reposição do quadro de pessoal docente e técnico-administrativo associada ao fluxo constante de aposentadorias e à expansão das atividades das Ifes verificadas nos últimos anos.
Leia mais sobre a eleição na página da Andifes.