Universidade Federal de Minas Gerais

ANDIFES, foto.JPG
Tarso Genro (em primeiro plano) discute com Ana Lúcia Gazzola proposta da Andifes

Andifes anuncia sua proposta para a reforma universitária

quarta-feira, 9 de junho de 2004, às 13h16

A afirmação da educação superior como uma política de Estado e o conceito de educação superior como sistema nacional. Esses são os dois grandes princípios que norteiam a proposta da Andifes para a Reforma Universitária apresentada ao ministro da Educação, Tarso Genro, no dia 8 de junho, pela presidente da Andifes, reitora Ana Lúcia Gazzola (UFMG). (Leia o documento na íntegra)


Com o título "Reforma Universitária: proposta da Andifes para a reestruturação da Educação Superior", o documento foi entregue ao ministro durante a reunião do Conselho Pleno, que aconteceu na sede da Andifes, em Brasília. Também receberam a proposta das mãos da reitora Ana Lúcia, o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, deputado Carlos Abicalil, o secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan.

A proposta aborda os principais eixos da Reforma, que sempre pautaram as discussões na Andifes e os diálogos com o Governo e a sociedade, ao longo dos 15 anos de existência da entidade.

Princípios
Com uma política de Estado para a educação superior brasileira, a Andifes considera possível garantir ações permanentes em busca da qualificação e expansão do ensino superior. "Essa concepção é indispensável para que nosso país alcance patamares avançados de desenvolvimento", disse Ana Lúcia.

Outro princípio que consta da proposta da Andifes é a criação de um sistema nacional de educação, que conduza e organize, por meio de um novo marco legal, a educação superior no País. A qualidade deve orientar a construção desse sistema e o ensino público superior deve constituir-se como referência de qualidade para os demais níveis de ensino.
"É preciso expandir e democratizar o acesso ao ensino superior público. É intolerável que um contingente tão significativo da nossa população mais jovem esteja excluído da universidade", comentou a presidente da Andifes, referindo-se ao fato de que apenas 9% da população entre 18 e 24 anos estão nas universidades.

Proposições
No documento apresentado ontem pela Andifes, estão relacionadas as proposições básicas para a Reforma Universitária, que são autonomia, financiamento e política de recursos humanos. Na proposta da Andifes, a autonomia deve ser respeitada, como princípio essencial para promover as transformações apontadas no texto. Mas esta autonomia "não pode levar ao encolhimento da participação do Estado no financiamento da educação pública superior", acrescentou.
O financiamento, segundo a presidente da Andifes, deve garantir o funcionamento pleno das instituições, com base em um fundo não contingenciável, estável, que assegure condições de expansão. E, da mesma forma, a Andifes indica a necessidade de uma política de gestão de recursos humanos, "que garanta a recuperação das condições de produção, reposição do quadro de professores e servidores técnicos e administrativos, o funcionamento das instituições bem como a sua expansão, principalmente na direção da democratização do ensino", comentou a reitora.

Estratégias e metas
A proposta da Andifes reúne ainda uma série de estratégias para alcançar metas no prazo de quatro anos, reforçando o que a entidade já tinha apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2003, no documento Proposta de Expansão e Modernização do Sistema Público Federal de Ensino Superior.

Entre as principais metas estão a duplicação do número de alunos na graduação e na pós-graduação, a oferta de 25 mil novas vagas em cursos noturnos e a formação de 50 mil professores para a educação básica, especialmente nos campos disciplinares de maior déficit.

Lei orgânica
Todos esses temas estão expressados na Lei Orgânica das Universidades Públicas Federais, que é parte integrante da Proposta da Andifes. A lei orgânica vem sendo discutida pela Andifes, e já foi proposta várias vezes ao Governo, desde 1996.
"Recebemos com bastante otimismo e expectativa a proposta que está sendo elaborada pelo MEC, onde a reforma encontra expressão numa Lei Orgânica a ser encaminhada ao Congresso Nacional e lá debatida, no mês de novembro. Esperamos que esta proposta da Andifes, que há oito anos vem sendo discutida e atualizada pelos dirigentes das Ifes, seja analisada pelo MEC e Congresso Nacional e que seja parte integrante nesse grande debate, que finalmente ocorre no país", disse a presidente da Andifes.
Ao entregar a proposta Ana Lúcia manifestou, em nome de todos os dirigentes, a expectativa de que o debate continue sendo amplo, democrático e que as Ifes possam, em nome do interesse público, colaborar para a construção de um projeto que de fato coloque as instituições em condição de serem realmente um instrumento de desenvolvimento estratégico para o país.

Importante contribuição
O ministro da Educação recebeu a proposta com grande satisfação. "Esse documento é essencial para todo o trabalho que o MEC está realizando. Incorporo a proposta como uma contribuição decisiva ao nosso trabalho e tenho a convicção de que vamos compor o mesmo bloco político, hegemônico, para buscar uma consensualidade ampliada, visando a uma reforma que seja aprovada", disse Tarso Genro.

Para ele, a participação não somente de autoridades intelectuais e acadêmicas, que vêm estudando o tema há muitos anos, mas principalmente o envolvimento de professores, reitores e servidores tem sido essencial para o desenvolvimento do trabalho. "Os traços que foram apresentados pela Andifes são os mesmos que têm guiado o debate que o grupo executivo do MEC vem realizando em torno da reforma do ensino superior, o qual tem tido ampla colaboração das diversas instâncias da sociedade".

O MEC, segundo o ministro, quer constituir um documento que abranja o máximo de consenso possível, "mas que não se refugie na indiferença ou que seja um documento neutro, dentro de qualquer visão de país. Pelo contrário, que seja posicionado a partir de pressupostos que, inclusive, estão contidos na proposta da Andifes", destacou. (Assesoria de Comunicação da Andifes)

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente