Universidade Federal de Minas Gerais

MONTEVIDEO.JPG
A reunião aconteceu na Reitoria da UFMG, com a presença de representantes de 17 instituições
Foto: Foca Lisboa

Grupo Montevideo reúne-se na UFMG

terça-feira, 6 de julho de 2004, às 13h21

A UFMG sediou, nesta terça-feira, dia 6, a 39ª reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevideo. A reunião, semestral, contou com a participação de reitores e diretores de relações internacionais das 17 instituições públicas de ensino superior latinoamericanas que compõem o Grupo.

Segundo a Diretora de Relações Internacionais da UFMG, professora Sandra Regina Almeida, o Grupo aproxima universidades em torno de objetivos comuns, entre os quais a cooperação, por meio da pesquisa conjunta, e da mobilidade estudantil e docente.

Como membro do Grupo desde o final de 2002, a UFMG já enviou cinco alunos para outras universidades e recebeu quatro. "Estamos no segundo semestre deste projeto e agora vamos receber e enviar outros dois grupos de cinco estudantes", comenta a professora.

Sandra Almeida acrescenta que o Grupo Montevideo tem um forte viés político, pois seus componentes "se unem pela crença e na defesa da educação como bem público - não como mercadoria - e, portanto, como direito do cidadão.

O Grupo é patrocinador do II Congresso Euro-Latinoamericano de Universidades que começa hoje e prossegue até sexta-feira.

Leia sobre a participação do Gupo Montevideo no Festival de Inverno da UFMG.