Universidade Federal de Minas Gerais

Capes divulga avaliação de cursos de pós-graduação

sexta-feira, 1 de outubro de 2004, às 17h32

O Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgam, nesta segunda-feira, 4, o resultado do processo de avaliação trienal – período 2001/2003 – dos cursos de pós-graduação de todo no país. O evento será às 15h, na Sala de Atos, localizada no 9º andar do edifício-sede do MEC, em Brasília. Após a divulgação, os resultados estarão disponíveis no sítio da Capes na Internet.

Estarão presentes o ministro da Educação, Tarso Genro, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o diretor de Avaliação, Renato Janine Ribeiro, e a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da coordenação, Rubia Silveira.

Os números da pós-graduação nacional contemplam oito grandes áreas do conhecimento humano: Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Agrárias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; e Lingüística, Letras e Artes. Além destas, existem duas áreas ainda não agrupadas no mesmo nível: Multidisciplinar; e Ensino de Ciências e Matemática.

Estas áreas são organizadas em 1.819 programas de pós-graduação, com a oferta de 1.961 cursos de mestrado e 1.034 cursos de doutorado.

A oferta da pós-graduação atende a um universo de 112 mil alunos pesquisadores, sendo 72 mil mestrandos e 40 mil doutorandos. No triênio 2001/2003, foram titulados, no país, 93 mil alunos, sendo cerca de 21 mil no doutorado e aproximadamente 72 mil no mestrado. Os recursos investidos pela Capes na pós-graduação brasileira em 2004 alcançarão a soma de 520 milhões e terão um aporte de mais 35% para 2005. Desses recursos, 70% são destinados a custear 25 mil bolsas de estudo, com 1.500 delas realizadas no exterior.

Para o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, “a avaliação é um instrumento importante para manter e aprimorar a estrutura e buscar o melhor desempenho dos programas de pós-graduação no Brasil. Por meio da avaliação, visamos à consolidação da qualidade crescente dos nossos serviços. É uma competição em processo contínuo, onde o nível de excelência sempre cresce e o sarrafo do salto em altura sempre está subindo a cada avaliação”.

O processo – O processo trienal de avaliação dos cursos de pós-graduação já é considerado um procedimento clássico para aferir o desempenho e a estrutura da pós-graduação brasileira. A cada ano os programas encaminham para a Capes seus dados relativos às matrículas efetivadas, teses e dissertações produzidas, publicações realizadas e a consolidação e capacitação crescente do quadro de pessoal.

A primeira etapa da Avaliação Trienal 2001/2003 da Capes foi realizada no período de 12 de julho a 13 de agosto e contou com a participação de aproximadamente 550 consultores. Foram avaliados 1.819 programas de pós-graduação, compreendendo 2.861 cursos, sendo 1.020 de doutorado, 1.726 de mestrado e 115 de mestrado profissional. Dentre os programa avaliados no triênio, 11% obtiveram conceito máximo (6 ou 7). Por razões estruturais, e outras, 3% deles retrocederam e perderam pontuação. (Informativo MEC)


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