Universidade Federal de Minas Gerais

Editora UFMG lança livros em encontro da Anpocs

quinta-feira, 14 de outubro de 2004, às 11h20

A Editora UFMG programou o lançamento de dez novos livros no XXVIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Coletivo, o lançamento será realizado no dia 26, a partir das 21h30, durante coquetel de boas-vindas. Além dos lançamentos, a Editora colocará à venda, em seu estande de oito metros quadrados, mais 96 títulos.

O Encontro da Anpocs acontecerá de 26 a 30 de outubro em Caxambu. A expectativa dos organizadorres é de que este seja o maior de todos os encontros, pela diversidade e complexidade de temas e, também, pelo número de trabalhos e atividades programados.

Espera-se a participação de mais de 1.300 professores, pesquisadores e estudantes das áreas de Ciência Política, Sociologia e Antropologia. Haverá três conferências, 26 mesas-redondas, três sessões especiais e três cursos, seis fóruns, 15 vídeos, quatro exposições e 27 seminários temáticos, nos quais serão apresentados 290 trabalhos.

Confira lista de lançamentos.

imagens_desigualdade.jpgImagens da desigualdade
Organizadora: Celi Scalon
A desigualdade persiste por séculos como uma marca da nossa sociedade, e entender seus processos e mecanismos de perpetração tem sido o desafio de várias gerações de cientistas sociais. Contudo, ainda não havia sido realizado um estudo sobre como a população brasileira percebe as desigualdades em que vive mergulhada; tampouco era possível colocar esta visão em perspectiva comparada com a de outros povos. Essas são algumas das questões trabalhadas nos oito artigos que compõem esse livro. Em comum, os textos trazem tanto o fato de se apoiarem nos dados do survey "Percepção de Desigualdades", realizado entre setembro de 2000 e setembro de 2002, pelo IUPERJ – Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro –, quanto o caráter inaugural, já que operam com novas possibilidades de análise nas Ciências Sociais brasileiras: a dos estudos quantitativos de percepção. É uma nova geração de cientistas sociais, comprometida com a melhora de seu país. Os artigos são de autoria de Celi Scalon, Elisa P. Reis, Jessé Souza, Adalberto Moreira Cardoso, Fabiano Santos, Márcio Grijó Vilarouca, Carlos Antonio Costa Ribeiro e Manuel Villaverde Cabral.

a_proposito_aguas_virtuosas.jpg
A propósito de águas virtuosas – formação e ocorrências de uma estação balneária no Brasil
Autor: Stelio Marras
Pequenas cidades podem, pela caneta de um autor, tornar-se imensas. Esse é o caso de Poços de Caldas, estação balneária sul-mineira, na qual Stelio Marras apresenta o embate entre um mundo rústico e a modernidade dos costumes e da ciência; as águas sulfurosas e a farmacoterapia. Devido à sua escrita engenhosa e original, A propósito de águas virtuosas não cabe em fórmulas restritas. Com a minúcia de uma monografia antropológica, passa do parentesco à política, e desta à cosmologia, sob o rigor de uma análise histórica e sociológica que atravessa três séculos e enfrenta a mudança social, capturando a modernização em seus diferentes matizes. Ensaístico e literário, este livro, fruto da dissertação em Antropologia Social defendida pelo autor na USP, devolve às ciências sociais um pulsar intelectual há muito perdido.

antropologias_historias_experiencias.jpgAntropologia, história e experiências
Organizadoras: Fernanda Arêas Peixoto, Heloisa Pontes e Lilia Moritz Schwarcz
Fruto maduro do seminário "Antropologia da Antropologia: Desafios e Perspectivas", realizado entre 26 e 28 de agosto de 2003, na Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP, este livro propõe-se a refletir sobre algumas das diversas possibilidades analíticas acessadas pelos antropólogos. Os ensaios que o constituem se alinhavam em torno da experiência: são relatos pessoais e intelectuais; situações de guerra em contextos distintos; militância política – tudo em simbiose com o percurso e a produção dos intelectuais, brasileiros e estrangeiros, aqui reunidos. Ainda que tome a antropologia como eixo e ponto de partida, visa lançar uma reflexão que transborda fronteiras disciplinares, pensando o cruzamento entre distintas áreas: antropologia, sociologia, história e literatura.

construcao_masculinidade.jpgA construção social da masculinidade
Autor: Pedro Paulo de Oliveira
Do modelo de um incontido guerreiro medieval ao paradigma baseado no binômio soldado/trabalhador, o homem, tido como efígie viva dos mais altos valores sociais, está em processo de transformação, estremecido pela instabilidade que caracteriza a sociedade contemporânea. Contudo, o macho ainda se inscreve como o gênero dominante – vide as estatísticas sobre salários desiguais ou as verbas destinadas às pesquisas biológicas que "registram" e naturalizam a desigualdade entre os gêneros. Retrato crítico que pretende elucidar aspectos de uma realidade invisível, incutida e constituinte de nossa vida cotidiana, este instigante livro de Pedro Paulo de Oliveira vem quetionar "a ordem natural das coisas", buscando decompô-la sobre prisma da sociologia.

empresarios_interesses_mercado.jpgEmpresários, interesses e mercado. Dilemas do desenvolvimento no Brasil
Autores: Eli Roque Diniz e Renato Raul Boschi
Empresários, interesses e mercado: dilemas do desenvolvimento no Brasil é uma revisão detalhada dos principais aspectos da economia política da indústria no Brasil nos últimos 15 anos. Escrito por dois cientistas políticos com grande experiência nessa área – Eli Roque Diniz e Renato Raul Boschi, ambos com diversos livros publicados na área de economia e política, ambos pesquisadores com sólida formação acadêmica – este livro focaliza as mudanças implementadas no Brasil, durante a década de 90, que levaram à ruptura com a ordem estatal, a conseqüente transição para um modelo centrado no mercado e os impactos desses processos sobre a estrutura de representação de interesses do empresariado industrial. Trazendo material novo para analistas e empresários, constitui-se como uma obra de referência para os estudos sobre os anos 90 e sobre as transformações do setor empresarial no período.

ensaios_sociologia.jpgEnsaios de Sociologia – teoria e pesquisa
Autor: José Maurício Domingues
Neste livro, José Maurício Domingues – professor do IUPERJ, pesquisador internacionalmente reconhecido e autor de diversos livros – propõe uma perspectiva que se quer inovadora, na confluência do movimento de síntese teórica que inclui Habermas, Giddens e Bourdieu. Para tanto, por meio do conceito de subjetividade coletiva e da identificação de uma fase específica da civilização moderna, introduz uma inflexão própria e particular nesse movimento. Materiais até então dispersos em periódicos e livros, alguns apenas em língua estrangeira e de acesso nem sempre fácil, foram aqui reunidos de modo a propiciar uma visão abrangente de um trabalho de pesquisa em teoria social, em particular sociológica, que vem se desenvolvendo desde fins dos anos 1980.

retirando_cadeiras_lugar.jpgRetirando as cadeiras do lugar – migração partidária na Câmara dos Deputados (1985-2002)
Autor: Carlos Ranulfo Felix de Melo
Este livro analisa uma peculiaridade da política brasileira amplamente praticada no interior do poder Legislativo: a mudança de partido. Os números falam por si mesmos: em média, 29% dos representantes eleitos para a Câmara dos Deputados mudaram de partido nas últimas cinco legislaturas. O objetivo do autor é responder às seguintes perguntas: por que mudam de partido os deputados brasileiros?; o que as migrações revelam sobre os partidos políticos nacionais?; e quais as conseqüências do fenômeno sobre o sistema político? Na apresentação da obra, o professor Jairo Nicolau, do IUPERJ, diz que este trabalho "é o melhor já escrito sobre as trocas de partido no Brasil", mas vai além. Ainda nas palavras desse ilustre professor: "Quem ganha com isso é o leitor: ao adquirir um livro sobre a migração dos deputados, passa também a ter acesso a um excelente e arguto trabalho sobre os partidos no Brasil."

risco_do_politico.jpgO risco do político – crítica ao liberalismo e teoria política no pensamento de Carl Schmitt
Autor: Bernardo Ferreira
Dono de uma das obras políticas mais vigorosas e mais polêmicas do século XX, o jurista alemão Carl Schmitt permanece pouco conhecido do público de língua portuguesa. Este livro procura contribuir para o preenchimento dessa lacuna. Nele, se analisam as suas idéias políticas a partir da crítica que faz ao liberalismo. O resultado é o retrato de um pensamento múltiplo e complexo, que resiste a todo tipo de enquadramento simplificador. Carl Schmitt ressurge, aqui, como um interlocutor para todos aqueles interessados em se confrontar com os dilemas da política contemporânea. Escrito por Bernardo Ferreira, este livro notável expõem, sem rancor nem medo, mas também sem complacência, um difícil autor naquilo que tem de mais digno de atenção: sua grandeza teórica e os limites dessa grandeza.

trapacas_sorte.jpgAs trapaças da sorte – ensaios de história política e de história cultural
Autora: Isabel Lustosa
Da política ao carnaval; de José Bonifácio, nas Cortes de Lisboa, a Paulo Francis, no Pasquim; do Rio Janeiro, na antiga rua do Ouvidor, à América de Henry Ford: alguns dos trajetos percorridos por Isabel Lustosa em As trapaças da sorte. Esses e outros locais são visitados em ensaios que tratam de temas relacionados à história cultural e à história política do Brasil – reflexões que representam contribuições originais ao conhecimento desses temas. Todos os textos têm em comum a abordagem criativa, o talento narrativo e o refinado senso de humor da autora. Ao lembrar sempre a tradição da boa crônica literária e jornalística, estes escritos, inéditos ou já esparsamente publicados, são aqui dispostos a proporcionarem um passeio pelo nosso passado, mas com uma vantagem: tiram-lhe o ar sisudo e a condição distanciada, devolvem humanidade aos fatos, deixando-os aparecer com suas qualidades e defeitos. Trata-se de um convite à paixão pela História do Brasil.

universidade_democracia.jpgUniversidade e democracia: experiências e alternativas para ampliação do acesso à Universidade pública
Organizadora: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
A Universidade Pública pode contribuir, efetivamente, para estender a camadas mais amplas da população do País os benefícios decorrentes da educação superior, como parte das condições de possibilidade de inserção cidadã dos indivíduos na sociedade. A preservação da autonomia e diversidade — de perfis e inserção social — desta Instituição requer a utilização de instrumentos diversificados de democratização do acesso, o que se evidencia nos textos ora apresentados. O livro reúne textos de Fábio Wanderley Reis, Carlos Lessa, Nilma Lino Gomes, Carlos Roberto Antunes dos Santos, Wrana Maria Panizzi, Nilcéia Freire, Maria Lúcia Cavalli Neder, Alex Bolonha de Mello, Paulo Jorge Sarkis, Sônia Teresinha de Sousa Penin, Américo Tristão Bernardes, José Francisco Soares, Antônio Emílio Angueth Araújo, Maria do Carmo de Lacerda Peixoto, Mauro Mendes Braga e Ricardo Fenati. Prefácio de Ana Lúcia Almeida Gazzola.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente