Nesta sexta-feira, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. A data alude ao decreto imperial de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar no país. O Brasil hoje tem cerca de 1,5 milhão de professores de todos os níveis, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Na UFMG, eles são 2.349, dos quais 64,4% têm doutorado ou livre docência e 24,4% possuem o título de mestre, índices superiores à média nacional, segundo dados do Censo Escolar, recentemente divulgado pelo MEC. Em comemoração à data, a reitora Ana Lúcia Gazzola e o vice-reitor Marcos Borato encaminharam mensagem de congratulações aos professores da Universidade, em que, além de desejar-lhes felicidades no seu dia, saúdam, "apesar de todas as dificuldades, a atuação competente e ética do corpo docente da UFMG". Apesar dos diversos períodos de crise enfrentados, ao longo dos anos, pelas instituições federais de ensino superior, eles mantêm a confiança e o gosto pela atividade. Hoje, 83,2% do corpo docente da Universidade trabalham em regime de dedicação exclusiva. Há, até mesmo, uma série de professores que, apesar de aposentados, continua nas salas de aula e laboratórios das unidades acadêmicas como voluntários (veja reportagem). Presente ao evento, a professora Angela Dalben, diretora da Faculdade de Educação da UFMG, comenta a importância de se debater a formação de futuros professores dos ensinos médio e fundamental. "Antigamente, os professores dominavam um conteúdo, que era então repassado aos alunos. Hoje, vários aspectos interferem na formação do corpo docente. Nossa sociedade se molda pela informação e está acostumada às tecnologias digitais", ressalta. Angela Dalben fala também da necessidade de o professor ter em mente o desafio das desigualdades sociais. "As diferenças de acesso são bastante problemáticas. A formação de um professor, portanto, precisa relacionar-se com questões básicas, como violência e desigualdade social", completa. Na opinião da diretora, a escola surge como instituição importante para que se repasse uma série de conhecimentos necessários à adaptação dos sujeitos à sociedade: "Ela é transmissora de conhecimentos, habilidades e formas de se ver o mundo. Estamos no momento de rever valores". Reivindicações Segundo Matos, é preciso que tais questões estejam presentes e sejam discutidas no projeto de reforma universitária do governo. "Nossa carreira está extremamente defasada. Na UFMG, por exemplo, há elevado número de doutores, mas todos estão 'represados' como professor adjunto 4. Hoje, não há como subir", completa. O presidente da Apubh ressalta que, apesar do elevado número de mestres e doutores, há pouco investimento federal na pesquisa. "Precisamos lembrar que não podemos dissociar ensino, pesquisa e extensão. Só teremos ensino de qualidade, se houver pesquisa de qualidade". Mas, no caso dos professores universitários, pelo menos uma boa notícia eles tiveram recentemente. Na semana passada, o ministro da Educação anunciou a abertura de 6.000 vagas para docentes nas universidades públicas, a serem preenchidas por concurso, de forma escalonada e de acordo com as necessidades de cada universidade. A reitora Ana Lúcia Gazzola, também presidente da Andifes, comemorou, reconhecendo que se trata de um primeiro passo para diminuir o déficit existente, mas fez uma ressalva: "A necessidade da área atualmente é empregar mais 12 mil professores".
Na Universidade, o Dia do Professor está sendo comemorada com muito trabalho. Nesta sexta-feira, acontece no Museu de História Natural e Jardim Botânico uma discussão sobre as diretrizes curriculares para o projeto de licenciatura da UFMG, com a participação da pró-reitora de graduação, Cristina Augustin, e de diretores de unidades acadêmicas.
O presidente da Associação dos Professores Universitários da UFMG (Apubh), Robson Mendes Matos, professor do departamento de Química do ICEx, chama a atenção para alguns problemas enfrentados pelos mestres, entre eles "o pequeno o número de vagas para novos profissionais e a recorrência a professores substitutos".