Universidade Federal de Minas Gerais

Planetário interior.jpg
O professor Renato Las Casas, no interior do planetário da UFMG

Observatório da Serra da Piedade ganha planetário

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005, às 13h58

Os freqüentadores do Observartório Astronômico Frei Rosário, na Serra da Piedade, assistirão, em março, à primeira exibição do planetário móvel e inflável adquirido pela UFMG. O equipamento projeta o céu em telas semi-esféricas e permite a visualização de planetas e estrelas. "Através de jogos de luzes, é possível reproduzir o céu de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer época do passado e do futuro", explica o professor Renato Las Casas, coordenador do Observatório. Segundo ele, os planetários são importantes meios de divulgação científica: "Eles aproximam o cidadão do mundo das ciências e tecnologias, despertando a curiosidade".

O planetário possui cinco metros de diâmetro e pode receber até 35 pessoas. O fato de ser móvel e inflável dinamiza o uso do equipamento, pois permite sua montagem em diversos lugares. Além de estar aberto à visitação pública no Observatório da Serra da Piedade, o instrumento será usado em disciplinas e cursos de extensão, ofertados pelo departamento de Física e nas visitas que os especialistas do Observatório fazem a escolas, clubes e cidades do interior.

A primeira exibição será no dia 5 de março, no Obervatório Frei Rosário, na Serra da Piedade, a partir das 17 horas. O Observatório abre ao público no primeiro sábado de cada mês, com entrada entre 17h e 23h. Escolas e outros grupos interessados devem agendar visita pelo telefone (31) 3409-5679.

Saiba mais sobre o novo planetário no Boletim da UFMG.