Os jogos serão apenas no segundo semestre, mas as escolas públicas interessadas em participar da Olimpíada Mineira de Matemática já podem começar a se preparar.
No próximo dia 26 de fevereiro, o departamento de Matemática da UFMG fará a primeira reunião com professores da rede pública sobre as oficinas de elaboração de problemas matemáticos e a discussão de tópicos curriculares. A reunião será no Instituto de Ciências Exatas (Icex), sala 3060, campus da Pampulha. As inscrições estão abertas.
A Olimpíada Mineira de Matemática é um projeto de extensão do Departamento de Matemática da UFMG, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
O objetivo é estimular o interesse dos alunos da rede básica pela ciência, detectar e incentivar jovens talentos, melhorar a capacitação dos professores da rede básica, além de aproximar alunos da graduação e professores da universidade da realidade do ensino da disciplina na educação básica.
Qualificação
"O principal foco não é a competição, mas a oportunidade de popularizar a ciência e contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira a partir das discussões com os professores da rede pública", explica o coordenador do projeto, Seme Gebara. Os professores da rede pública também serão envolvidos na realização das provas, que, este ano, deverão ocorrer em duas etapas.
Na primeira, as provas devem ser aplicadas na própria escola. Na segunda, deverão ser criados oito pólos no interior, além da capital. "Vamos aproveitar que o governo federal, através dos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação está organizando uma olimpíada para as escolas públicas, e já mobilizou sete universidades no interior de Minas. Vamos tentar trabalhar em conjunto", esclarece.
Da competição, podem participar também alunos de escolas particulares. A competição é dividida em três níveis: nível 1, para alunos de 5ª e 6ª séries; nível 2, para estudantes de 7ª e 8ª séries, nível 3, para alunos do ensino médio. Rede pública e particular não concorrem entre si. No ano passado, participaram 4,5 mil alunos de 450 escolas. "É muito pouco se comparado com outros Estados, como Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que chegam a ter 150 mil estudantes nas suas competições. Nossa meta é chegar a 1.000 escolas em 2007", completa o professor.
Preparativos
Para preparar as escolas participantes, a UFMG vai promover gincanas e torneios. Para isso, professores e alunos da Universidade vão visitar as escolas, inclusive do interior do Estado, promovendo atividades recreativas e oficinas de resolução de problemas.
As escolas interessadas devem se inscrever pelos e-mails olimp@mat.ufmg.br, seme@mat.ufmg.br ou carneiro@mat.ufmg.br.
As inscrições também podem ser feitas no Departamento de Matemática do Icex. Informações pelos telefones (31) 3409-5991 (Seme Gebara), (31) 3409-5782 (Mário Jorge Carneiro) e (31) 3409-5959 (Laboratório de Ensino de Matemática).