Universidade Federal de Minas Gerais

Omar Freire/Divulgação
Circuito cultural.jpg
Apresentações de grupos de dança, teatro e circo marcaram o lançamento do Circuito Cultural

Praça da Ciência da UFMG integra Circuito Cultural Praça da Liberdade

quinta-feira, 17 de março de 2005, às 17h06

A Praça da Ciência, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está entre os prédios que vão integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade, anunciado nesta quinta-feira, 17, pelo governador Aécio Neves. O prédio de quatro andares que atualmente abriga a reitoria da Univesidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) será transformado num espaço permanente de divulgação do conhecimento científico e tecnológico, um museu interativo. Entre os maiores estados do País, Minas era o único a não contar com um espaço de difusão do conhecimento científico, como a Casa da Ciência, do Rio de Janeiro, e a Estação Ciência, de São Paulo.

O lançamento do Circuito Cultural ocorreu em solenidade pública na Alameda Central da Praça da Liberdade. Os prédios do entorno da praça receberam estandartes coloridos indicativos dos espaços culturais que passarão a abrigar após as reformas. Participaram da cerimônia, além do governador e secretários do Estado, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, representantes das empresas patrocinadoras do projeto, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, Telemar e Fundação Roberto Marinho.

A UFMG foi representada pelo vice-reitor, Marcos Borato Viana, o pró-reitor de Extensão, Edison Jose Corrêa, a coordenadora do Programa UFMG-Jovem, Bernadette de Fátima Trigo Passos, o coordenador do Observatório Astronômico, Renato Las Casas. O diretor do Museu de Historia Natural e Jardim Botânico da UFMG , Paulo Henrique Ozório Coelho, foi representado por Terezinha Maria Furiatti.

A realização da Praça da Ciência se tornou possível através da parceria entre os projetos de divulgação científica que já existem na universidade, como a Rede de Museus, a UFMG-Jovem e o Observatório Frei Rosário, da Serra da Piedade. A coordenação fica a cargo, além de Bernadette Trigo, do pró-reitor de Extensão, Edison Corrêa, e do diretor do Museu de História Natural, Paulo Henrique Ozório Coelho. Haverá um conselho para definir a ocupação dos espaços do museu, que não terá acervo permanente, à exceção do planetário, que será instalado no teto do prédio.

Espaço
O prédio destinado à Praça da Ciência tem uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados distribuídos em quatro andares. Serão necessárias obras para adaptar a infra-estrutura física às necessidades de um museu. "É necessário fazer alterações nas redes elétrica e hidráulica para permitir o uso de equipamentos necessários aos laboratórios.

Além disso, o espaço físico precisa permitir a rápida adaptação a todo tipo de exposição. Por isso, os andares não terão paredes, para que seja possível reordenar o espaço com divisórias de acordo com a necessidade", explica Bernadette Trigo, representante do programa UFMG-Jovem no projeto.

"A universidade sempre se preocupou em disseminar o conhecimento científico, o que justifica o fortalecimento da Rede de Museus e eventos como a Reunião Anual UFMG-Jovem. Mas encontrávamos uma limitação que é o deslocamento das pessoas até o campus da Universidade e às suas diferentes unidades. Agora, a ciência chega a um espaço nobre, de fácil acesso, que facilita o contato e amplia nossas possibilidades de oferecer conhecimento à população", descreve Bernadette.

Projeto
Segundo o projeto, o andar térreo do prédio terá recepção, bilheteria, hall de entrada, loja e administração. O primeiro andar deverá ser destinado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais e às empresas patrocinadoras e colaboradoras do projeto. O segundo andar será destinado às exposições e mostras interativas e virtuais das unidades da UFMG e o terceiro andar será usado pelos projetos Física Fácil e Astronomia do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

"Este andar dá apoio ao planetário, por isso esse espaço será fixo. Mas nos demais, a proposta é que haja um revezamento da programação a cada três meses com participação de todas as unidades, das Belas Artes à ciência pura", explica Bernadette. A manutenção do prédio ficará por conta do governo do Estado e a contrapartida da Universidade será o acervo, os funcionários e bolsistas de extensão.

Todas as exposições que passarem pelo museu serão documentadas. Assim, uma visita ao museu em qualquer tempo oferecerá mais do que os acervos que estiverem expostos naquele momento. "Tudo será documentado em VHS, DVD, CD-ROMs e haverá espaço para que as pessoas acessem esse material a qualquer momento. Eventualmente podemos fazer projeções pois teremos um telão que ficará do lado de fora do prédio e poderá ser visto por quem estiver andando na Praça da Liberdade", explica Bernadette Trigo.

Circuito Cultural
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um complexo de espaços de cultura que funcionarão em edifícios públicos do entorno de um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade. Criado para ser um grande cenário de convivência e lazer, o circuito deverá abrigar espaços para atividades culturais e salas de apresentações de música clássica e popular, além de salas para dança, teatro, bibliotecas, videotecas, museus, livrarias, restaurantes, cafés e lojas.

O Circuito Cultural vem sendo discutido, há mais de seis meses, por meio da Comissão Especial de Estudos do Centro Cultural Praça da Liberdade. A comissão recebeu sugestões e idéias dos mais representativos grupos artísticos mineiros, de órgãos governamentais e não-governamentais, além de entidades empresariais e do setor turístico. Também fez consultas públicas à sociedade, através de pesquisas de opinião.

O governo estadual anunciou que não vai alugar outros espaços para abrigar as secretarias e órgãos administrativos que deixarão o local enquanto constrói novo Centro Administrativo, no bairro Carlos Prates, na região Noroeste da capital. Outros prédios públicos, como o do antigo Bemge, na Praça Sete, deverão ser usados para esse fim.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente