A UFMG, sedia, neste domingo, 15 de maio, a quinta edição do projeto Domingo no campus, quando recebe os servidores, alunos e suas famílias, além da comunidade externa, para uma série de atividades culturais e recreativas. O evento, que é promovido pelo programa UFMG Jovem e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), acontece das 9h30 as 16h, na Estação Ecológica do campus Pampulha. A programação visa proporcionar a todas as faixas etárias momentos de lazer, cultura e conhecimento, através da realização de oficinas, mostras interativas, atividades culturais, espaços de brincadeiras e a Feira de Arte e Artesanato dos Servidores da UFMG e Colaboradores da Fundep. Desde a última edição, quando o Domingo no campus ocorreu no Museu de Ciências Naturais e Jardim Botânico, o evento assumiu um caráter itinerante. "Nossa idéia é explorar diferentes espaços da UFMG, não somente a praça de serviços. Escolhemos a Estação Ecológica para a realização da quinta edição, com objetivo também de possibilitar aos participantes externos a oportunidade de conhecê-la", explica Bernadette Trigo, coordenadora do Domingo no campus. Os organizadores do evento espera receber entre dois mil e três mil visitantes. Ecologia As mostras interativas planejadas para o evento proporcionarão aos visitantes "viagens" aos diversos espaços científicos da Universidade. "Além da visita ao Museu de Ciências Morfológicas no ICB, outras mostras serão montadas na Estação Ecológica, como Estação Sorriso, Os Morcegos e as cavernas e Aracnídeos causadores de acidentes em humanos, na Grande BH. "Também teremos caminhadas ecológicas, com guias da Estação, saindo a cada 45 minutos, com inscrição prévia no local", completa a coordenadora. Crianças Outras atrações culturais agitarão o Domingo no campus. Às 10h30, o Grupo Folclórico de Mariana apresentará o show Zé Pereira da Chácara. O aluno do curso de Artes Cênicas, Luiz Humberto Garcia, encena o espetáculo teatral Gaia, em que fala ao público, através de mímica, sobre a mãe natureza. O Domingo no Campus deste ano terá, mais uma vez, a presença da Feira de Artesanato dos Servidores da UFMG e Colaboradores da Fundep. A feira terá três barracas de comida e 12 de artesanato. "Vamos implantar um sistema de rodízio de expositores, para que, com um número reduzido de barracas, mais pessoas tenham a oportunidade de participar. Assim podemos também oferecer maior variedade de produtos e evitar que haja muitas barracas semelhantes", diz Bernadete Trigo. Entrar e sair Os veículos poderão estacionar nas ruas no entorno da Estação Ecológica, que fica próxima à portaria da Avenida Carlos Luz, aberta de 8h às 14h. A partir desse horário, os visitantes somente poderão entrar pela portaria da avenida Antônio Carlos, também local de saída. Confira a programação
Segundo a Bernadette Trigo, a programação foi idealizada para privilegiar os temas ecologia, meio ambiente e natureza. Nas oficinas, os participantes poderão aprender formas de reaproveitamento do lixo, artesanato rupestre e com meias de seda, cestaria, além de atividades ligadas à ecologia, como a Pesque e Aprenda Com os Bioindicadores de Qualidade de Água.
Para as crianças, o evento reserva uma programação especial. O espaço de brincadeiras circenses contará com camas-elásticas, trapézios, malabares e várias outras atividades de picadeiro, durante todo o dia. O músico Rubinho do Vale apresenta, às 14h30, seu show Ser Criança, com canções destinadas ao público infantil. Também serão vendidos, no local, CDs do músico.
A entrada no campus é franqueada ao público, inclusive escolas da região da Pampulha. Um ônibus com colegiais virá da cidade de São Tomé das Letras, especialmente para o Domingo no campus. No dia do evento, monitores ficarão nas portarias do campus Pampulha para entrega de mapas do local aos visitantes.