Dinâmica, moderna, jovem e forte. Assim os estudantes Guilherme Martins, Henrique França, Marcela Assis, Marina Xavier e Vitor Peçanha, do 5º período de Publicidade e Propaganda, classificam a logomarca que desenvolveram para a rádio UFMG Educativa. A marca, em verde e cinza, foi escolhida em um concurso que envolveu os alunos do laboratório de Direção e Arte da Fafich, coordenado pelo professor Paulo Bernardo. O resultado do concurso, que teve a participação de quatro equipes, foi divulgado ontem pelo coordenador executivo da rádio, Elias Santos, e pela coordenadora do Setor de Criação, Divulgação e Marketing, Iara Veloso. Os estudantes tiveram que cumprir todos os passos do processo, desde a reunião de briefing com o “cliente” até a apresentação e defesa da identidade visual. Trabalhar com um produto de carne e osso obrigou os alunos a exercitar a criatividade sem extrapolar a realidade, ou seja, a fazer um trabalho que pudesse ser aplicado. “Como foi nossa primeira demanda real, tivemos que pensar em coisas como os custos das peças, ainda mais porque o cliente era a UFMG, e sabemos como é a situação econômica das universidades federais. Não adiantaria fazer alguma coisa magnífica, mas completamente fora da realidade da Universidade”, explica Marina Xavier. O processo de desenvolvimento da marca mostra como os estudantes aproveitaram a oportunidade não apenas para exercitar a técnica, mas para refletir e se envolver com a Universidade. “De início, tínhamos pensado em trabalhar com o conceito da universidade como difusora do conhecimento. Daí as ondas estilizadas. Mas depois fomos percebendo que a UFMG não era apenas isso. Na verdade, uma universidade precisa estar atenta, ouvir o que se passa ao seu entorno, trazer para dentro dela o que se passa na sociedade, já que ela é parte dela. Daí fizemos as ondas se assemelharem também a uma orelha estilizada, para evidenciar a Universidade que escuta”, explica Vitor Peçanha. O diretor assistente do Centro de Comunicação da UFMG, Marcílio Lana, avalia que a escolha da identidade visual da UFMG Educativa reflete o próprio conceito da rádio. “Ela é operacionalizada pelo Cedecom, mas é da universidade. E está investindo para ser democrática no fazer, do que são prova os concursos para escolha do nome, slogan, logomarca e jingle (com inscrições abertas, veja abaixo) e as parcerias com os departamentos para a veiculação de programas desenvolvidas pelas diferentes unidades”, avalia. Durante a apresentação das marcas à equipe do Cedecom, o professor Paulo Bernardo, que coordenou os trabalhos, destacou a seriedade com que os jovens se envolveram nos projetos. “Demos a eles a oportunidade de atuarem como profissionais, e eles não apenas aceitaram o desafio como corresponderam a ele. Isso mostra como parcerias desse tipo podem ser desenvolvidas com sucesso”. Jingle Consulte o edital: Versão Microsoft Word (DOC) - 47kb Versão Adobe Acrobat (PDF) - 30kb
Continuam abertas as inscrições para o concurso que vai escolher o jingle da UFMG Educativa. As propostas, gravadas em CD, em formato Wave, devem ser entregues até a próxima quinta-feira, 9 de junho, na sede dos estúdios da rádio, no Cedecom, pela entrada lateral do prédio da Biblioteca Central, no campus Pampulha. Podem participar alunos, professores e funcionários da Universidade. Ao vencedor será concedido o prêmio de R$ 1 mil, em poupança, oferecido pela Caixa Econômica Federal, parceira da rádio no concurso.