Universidade Federal de Minas Gerais

Vinheta2006.jpg

Primeira etapa do Vestibular UFMG 2006 começa neste sábado

sábado, 3 de dezembro de 2005, às 7h36

Será realizado neste final de semana, dias 3 e 4 de dezembro, a primeira etapa do Vestibular 2006 da UFMG. As provas, que começam às 14 horas, acontecem, simultaneamente, em Belo Horizonte, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Nesta edição do concurso, 67.861 candidatos concorrem às 4.674 vagas oferecidas pela UFMG em seus 48 cursos de Graduação.

Neste sábado, 3 de dezembro, haverá provas de Matemática, Biologia, Geografia e Língua Estrangeira. No domingo, 4, os candidatos respondem questões fechadas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Química, História e Física.

Mais informações na página da eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Sabáticos
Nesta edição do Vestibular, 185 sabáticos - candidatos que por questões religiosas só realizam atividades no sábado após o pôr-do-sol - realizam o exame, apenas no campus Pampulha, na Faculdade de Odontologia.

Segurança
Os candidatos da primeira etapa não poderão levar para casa o caderno de provas, e quem for flagrado, durante a realização do exame, portando equipamentos eletrônicos, como telefone celular, calculadora, pager ou beep, mesmo que desligados, será automaticamente eliminado do concurso. Detectores de metais serão utilizados em todos os setores de realização do exame. Também será proibido o uso de bonés e chapéus durante o concurso.

Nos locais de prova, os candidatos serão identificados através de seus documentos de identidade e de sua impressão digital. Nos dias de exame, a Polícia Federal fará o rastreamento de transmissões nas proximidades do campus, com o objetivo de dificultar ainda mais a ação de fraudadores.

Como nos anos anteriores, quem se negar a submeter-se ao detector de metais será automaticamente desclassificado. A exceção vai para os portadores de marca-passo e de próteses metálicas. Nesses casos, no entanto, os candidatos realizaram exame médico prévio.

Relação candidato/vaga
Medicina é o curso mais concorrido do Vestibular UFMG 2006
As 4.674 vagas oferecidas pelo Vestibular 2006 da UFMG serão disputadas por 67.847 candidatos. Segundo dados da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), nesta edição do concurso, o índice geral é de 14,52 candidatos por vaga. Medicina é o curso mais concorrido, com 29,62 cand./vaga, seguido por Comunicação Social (27,67), Fiosioterapia (26,67), Administração - noturno (23,82) e Sistemas de informação (23,65). Comunicação Social, que agora aparece em segundo lugar, foi o mais disputado na edição 2005 (33,16).

Confira a lista completa da relação candidato/vaga no site da Copeve: www.ufmg.br/copeve/vest2006/candidatoxvagaxsexo.pdf.

Números gerais
Dos 67.861 inscritos no Vestibular 2006 da UFMG, 11.407 são isentos da taxa de inscrição ao Vestibular, que neste ano foi de R$ 103, e 3.484 pessoas receberam isenção parcial (pagaram 50% do valor da taxa).

Em comparação com a edição passada, houve diminuição de aproximadamente 8% no número de inscritos. Um total de 73.827 pessoas concorreram ao Vestibular 2005, que contou com índice geral de 15,77 candidatos por vaga. No geral, os números mantiveram-se estáveis nos vestibulares 2005 e 2006.

Treineiros
Do total de candidatos do Vestibular UFMG 2006, 1.447 declararam-se treineiros. Ou seja, são candidatos que participam do concurso mas não disputam uma vaga na Universidade.

Sistemas de Informação
Uma das surpresas desta edição do Vestibular foi o curso de Sistemas de Informação, que aparece em 5º lugar entre os mais concorridos, com relação de 23,65 cand./vaga. É apenas o segundo ano em que a modalidade é oferecida pela UFMG.

Lista de livros

Como já aconteceu nas duas últimas edições do Vestibular da UFMG, a Prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A é agora chamada de Prova de Redação, em conseqüência da portaria 391 do Ministério da Educação, editada em fevereiro de 2002. As redações são feitas a partir da leitura e compreensão dos textos e das obras de Literatura Brasileira indicadas para o concurso.

Os candidatos ao curso de Direito também fazem prova dissertativa de Filosofia, fruto de solicitação oficializada, em 2003, pelo colegiado do curso, sob a alegação de que conhecimentos filosóficos são extremamente relevantes à formação básica de futuros juristas.

Segundo o coordenador geral do Vestibular, professor Antônio Zumpano, a escolha das obras em 2006 buscou fazer um apanhado abrangente da literatura de todas as regiões do Brasil. Os livros são encontrados facilmente no mercado editorial, sendo que três são clássicos da literatura brasileira.

Confira a lista:

Carta
Pero Vaz de Caminha
A Carta é um relato da viagem de Pedro Álvares Cabral, quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, em 1500, enviado à D. Manuel, rei de Portugal, comunicando o fato. A obra, que possui um grande valor histórico, é uma narrativa que apresenta descrições detalhadas da terra e de nossos ancestrais indígenas. Nela, são abordados alguns temas como a catequese dos nativos, a conquista de bens materiais e o choque entre culturas muito distintas. Descrevendo a exuberância da natureza e o estranhamento entre índios e europeus, a Carta funda nossa tradição literária escrita.
Obs: Recomenda-se a leitura da Carta em português contemporâneo.

Contos amazônicos
Inglês de Sousa
Natural de Óbidos, no Pará, Inglês de Sousa nasceu em 1853 e morreu em 1918, no Rio de Janeiro. O autor preocupa-se com a observação rigorosa de figuras típicas, costumes e paisagens amazonenses, à luz de conhecimentos científicos. Seus contos compõem um vasto painel da região amazônica, em que se destacam os conflitos entre tradição e modernidade, rural e urbano, ciência e saberes populares, as crises políticas e sociais — como a guerra do Paraguai e a Cabanagem —, a mistura de raças e culturas, o embate entre homem e natureza.

Um certo capitão Rodrigo
Erico Verissimo
O livro é o terceiro episódio do primeiro volume de O continente, parte da trilogia O tempo e o vento, que compreende também O retrato (parte II) e O arquipélago (parte III). A ação da narrativa se inicia em outubro de 1828, quando o capitão Rodrigo, um dos personagens mais marcantes e popularizadas pela obra de Erico Veríssimo, chega à cidade de Santa Fé, ao fim de uma das tantas guerras contra "os castelhanos" da Banda Oriental, hoje Uruguai. Girando em torno do casal Rodrigo e Bibiana, a narrativa apresenta, na composição do seu quadro histórico, a agitação sócio-política da pacata Santa Fé como efeito principal do início da Revolução Farroupilha, cujas batalhas percorrerão os pampas do sul por dez anos, em confrontos que colocarão em lados radicalmente opostos republicanos e governistas.

Grande sertão: veredas
João Guimarães Rosa
O autor revoluciona o gênero regionalista, ao mesclar o narrativo, o poético e o dramático, recriando a língua portuguesa. No relato memorialístico do jagunço Riobaldo, condensam-se questões centrais da experiência humana: a existência do diabo, a questão do bem e do mal, o conflito entre o herói e o mundo, a ambigüidade do erótico, a relação agonística entre o rural e o urbano. Assim, ao mergulhar num mundo tão particular — o sertão com seus protagonistas e figurantes —, Guimarães Rosa aborda o que há de mais universal.

Patativa do Assaré: uma voz do Nordeste
Patativa do Assaré
Cantador nordestino, Patativa (Antônio Gonçalvez da Silva) reúne em sua obra, de cunho fortemente sertanejo e social, tradições orais muito antigas, extraídas da poesia cantada de trovadores, repentistas e violeiros. Utilizando o vocabulário regional da língua falada e vários temas do cotidiano, o poeta recorre à sua grande capacidade de memorização para compor longos poemas em que a arte está sempre associada a uma proposta educativa. Além disso, o caráter épico de sua produção contempla uma perspectiva messiânica que muitas vezes se transforma em poesia de protesto diante da precariedade da vida no sertão. Associando tradições do maravilhoso à política e à religião, a obra Patativa do Assaré é uma coletânea de poemas bastante representativos da poesia de cordel.

Textos de Filosofia
Os conteúdos deverão ser dominados por candidatos a Direito e a Filosofia.

Aristóteles – Ética a Nicômaco – Livro I.
Descartes, R. Meditações sobre a filosofia primeira – Primeira e Segunda meditações. (A obra pode ser encontrada também sob o título Meditações Metafísicas ou Meditações )
Nagel, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. – Capítulo 4: O problema mente-corpo.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente