Universidade Federal de Minas Gerais

Eber Faioli
FRANCISCO CESAR SA BARRETO (4).JPG
Francisco César de Sá Barreto quando discursava na cerimônia de terça-feira

Sá Barreto recebe título de professor emérito da UFMG

quarta-feira, 7 de dezembro de 2005, às 12h36

O ex-reitor Francisco César de Sá Barreto recebeu, nesta terça-feira, 6, o título de professor emérito da UFMG, por indicação da congregação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

A entrega do título aconteceu em sessão solene da Congregação, presidida pela reitora Ana Lúcia Gazzola. O discurso de saudação
foi feito pelo professor Alfredo Gontijo de Oliveira, também do departamento de Física. Leia também discurso
do professor Francisco César de Sá Barreto.

Trajetória
Sá Barreto graduou-se em física pela UFMG, em 1965, e já no ano seguinte ingressava no quadro docente da Universidade, como professor auxiliar.
Sua trajetória acadêmica inclui mestrado e doutorado em física pela Universidade de Pittsburg (EUA) e estágios de pós-doutoramento nas universidades de Freiburg (Alemanha) e de Harvard (EUA).

Considerado um dos mais conceituados físicos brasileiros, Sá Barreto é membro, desde 2002, do Conselho Consultivo do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (Espanha) e presidente do Comitê Científico do programa Alban, da União Européia. Tem mais de 70 artigos científicos publicados em periódicos internacionais e nacionais com corpo editorial.

Reitor
Na UFMG, foi reitor de 1998 a 2002, e exerceu anteriormente os cargos de pró-reitor de Pesquisa (1991-94) e pró-reitor adjunto de Planejamento e Desenvolvimento (1990-91) e várias outras atividades administrativas, sobretudo ligadas aos órgãos deliberativos do curso de Física. Aposentou-se em 2002.

Foi Secretário Nacional do Ensino Superior do Ministério da Educação, membro da Câmara de Educação Superior no Conselho Nacional de Educação e tem participação em diversos conselhos de instituições ligadas à Educação Superior e à Física em particular.

O título
O título de professor emérito é concedido a professores aposentados, cujos serviços ao magistério e à pesquisa universitária são considerados de excepcional relevância.

Segundo o Regimento da UFMG, os detendores deste título podem ser convidados a participar, na Universidade, de atividades de ensino, pesquisa e extensão, integrar comissões julgadoras de concursos destinados a selecionar pessoal docente, ou conferir os títulos de mestre, doutor ou livre-docente.

Sá Barreto foi indicado pelo departamento de Física e aprovado pela Congregação do ICEx, em escrutínio secreto.