No último dia 29 de novembro, a Siemens entregou aos vencedores o Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica. Em sua primeira edição, os estudantes e pesquisadores que concorreram ao prêmio surpreenderam os executivos da empresa e os jurados pela clara preocupação social dos projetos. Ao todo, foram mais de 400 inscrições de trabalhos de todo o País.
O projeto de Fernando Ferreira Manso, da Universidade Federal de Minas Gerais, segundo lugar pela Categoria Estudante, apresentou forte função social. O trabalho consiste em uma cadeira para testes de labirintite. O sistema possibilita um controle preciso do movimento oscilatório aplicado ao paciente durante o exame, garantindo resultados sem distorções, além de eliminar o desconforto causado pelos atuais equipamentos utilizados em análises clínicas.
O projeto vencedor na Categoria Pesquisador, de autoria de Mauro Conti Pereira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, sugeriu sistema de sinais táteis para orientação de deficientes visuais, o qual incrementa sua capacidade de movimentação em espaços públicos e privados.
Além de participarem pelas categorias Pesquisador e Estudante, todos os trabalhos inscritos concorreram pela categoria Contribuição Social ou Inclusão Social. Desta, o vencedor foi Fábio Campanelli, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - departamento de Bioengenharia de São Carlos -, com a criação de um método inédito e rápido para o tratamento das úlceras de pacientes de Hanseníase. Segundo o parecer dos jurados, este projeto surpreendeu pelo seu baixo custo e eficiência comprovada, abrindo uma nova alternativa para oferecer à população novos benefícios ao tratamento desta doença.
Os primeiros colocados nas categoriais Estudantes e Pesquisadores receberam R$ 15 mil, um troféu e um certificado. Nos casos em que houve um professor-orientador, os mesmos foram premiados com um telefone celular Siemens modelo SL65. Os segundos e terceiros colocados foram contemplados com troféu e diploma. Para a categoria Contribuição Social, o prêmio para o melhor trabalho foi R$ 10 mil, um troféu e um certificado.
Para todas as categorias, a escolha dos trabalhos foi feita por uma comissão julgadora composta por sete membros: cinco especialistas do mercado e dois profissionais da Siemens com conhecimento técnico-científico das áreas temáticas do prêmio. Os critérios de julgamento incluíram grau de intensidade da inovação proposta, aplicabilidade na atividade econômica ou social, benefícios e contribuição para o desenvolvimento tecnológico do País.
Os mais de 400 projetos que participaram do 1º Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica estavam relacionados aos diversos segmentos de atuação da Siemens no Brasil, como Informação & Comunicação, Automação & Controle, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, Soluções Médicas, Transportes e Iluminação. Delas, a área de Informação & Comunicação foi a que mais recebeu inscrições, representando 44% da Categoria Estudante e 37% da Categoria Pesquisador.
(Com Casa da Imprensa / Siemens)