Universidade Federal de Minas Gerais

Editora UFMG lançará 14 livros na Bienal de São Paulo

terça-feira, 7 de março de 2006, às 15h17

A Editora UFMG voltará a marcar presença no mais importante evento do segmento literário do país, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que será realizada de 9 a 19 de março, no Parque Anhembi, na capital paulista. Serão levados 300 títulos, dos quais 14 lançamentos, ao estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), o maior do evento, com 736 metros quadrados.

Esta é a quarta participação da Editora UFMG na Bienal: as anteriores foram nos anos de 2000, 2002 e 2004. A 19ª Bienal terá mais de 320 expositores, distribuídos em 57 mil metros quadrados. A expectativa de público é de 800 mil visitantes, 30% a mais que na edição passada.

Confira as novidades que a Editora levará para a Bienal Internacional do Livro.

Antropologia, Estudos Culturais e Sociologia

Censo socioeconômico e étnico dos estudantes de graduação da UFMG
Mauro Mendes Braga e Maria do Carmo L. Peixoto

Os dados analisados neste estudo correspondem a cerca de 3/5 dos estudantes atualmente matriculados em cursos de graduação da UFMG, referindo-se aos estudantes admitidos por vestibular nos anos de 2003 a 2005. O estudo está dividido em quatro capítulos, sendo que o primeiro concentra-se na abordagem metodológica que foi utilizada para a realização do censo e o segundo traça o perfil socioeconômico dos estudantes, especificando suas características gerais, as diferenças segundo o tipo de ensino médio concluído (público ou privado) e a declaração de raça, bem como as diferenças conforme o acesso a bens culturais e de consumo. O terceiro capítulo analisa a situação do estudante no período anterior ao ingresso na UFMG, focalizando sua trajetória escolar, como turno e tipo de ensino médio, número de reprovações, e a situação em relação ao exercício de trabalho remunerado e participação no sustento familiar. O quarto e último capítulo volta-se para a comparação de cursos, considerando as características do turno, o prestígio do curso e a área de conhecimento, abordando as relações de gênero que permeiam tais características.

Artes
(Artes plásticas, cinema, crítica de arte, estética, fotografia, história em quadrinhos e música)

As cidades da cidade
Carlos Antônio Leite Brandão

As cidades da Cidade reúne artigos de diversos campos do saber postos em contato para pensar a cidade no passado, no presente e no futuro. Objeto complexo e transdisciplinar por excelência, a cidade recusa qualquer abordagem que a fragmente em domínios parciais do conhecimento disciplinar. Talvez seja ela a maior invenção da história, o espaço onde é possível conquistar nossa liberdade e humanidade plenas. Contudo, a cidade encontra-se ameaçada e em vias de ser, até mesmo, desinventada. Urge pensá-la, entre e além das disciplinas, para construir o futuro que desejamos para ela, para nós e nossos filhos. É esse o desafio que deu origem aos estudos promovidos pelo IEAT/UFMG e a este terceiro livro de sua coleção.

Do Conservatório à Escola – 80 anos de criação musical
Sérgio Freire, Alice Belém e Rodrigo Miranda (orgs.)

Apresenta-se ao leitor-ouvinte um retrato. Um retrato bastante especial, já que mistura texto, imagens, compositores, obras, intérpretes. Mas qual é exatamente o seu tema? Procurou-se documentar as diferentes concepções de criação musical — que ao mesmo tempo expressam as concepções subjacentes de música e cultura — surgidas na principal escola de música de Belo Horizonte, a atual Escola de Música da UFMG, que completou 80 anos de existência em 2005. O cenário é essa instituição, representada menos por sua existência material do que pelos vínculos de tempo, espaço e função, estabelecidos entre as pessoas com ela envolvidos. Os elementos retratados são compositores e obras musicais que contam com o trabalho indispensável e precioso dos intérpretes para sua concretização.

Éolo Maia – complexidade e contradição na arquitetura brasileira
Bruno Luiz Coutinho Santa Cecília

Éolo Maia - Complexidade e contradição na arquitetura Brasileira é um tema, ao mesmo tempo, oportuno e corajoso, num país onde a experiência modernista resignou-se em viver das glórias do passado. Este livro, instrumento legitimador do conhecimento proposto, é fruto de uma vivência acadêmica, registrado no mais alto nível da experiência universitária, pelo rigor da linguagem, pela elegância do estilo, e pela forma com que captura os conceitos dos pressupostos teóricos, colocando-os num diálogo pertinaz e amistoso com o processo de projeto e a produção da arquitetura. Uma verdadeira aula de arquitetura, nessa celebração do idioma português, “a última flor do lácio, inculta e bela”.

Guia Acervo Curt Lange
André Guerra Cotta (org.)
Warley Matias de Souza (tradução espanhol) e Marie-Anne Kremer (tradução inglês)

Com esse Guia, a UFMG torna acessível ao público em geral e aos pesquisadores, em particular, o rico material que constitui o Acervo Curt Lange. Trata-se de um primeiro instrumento de difusão publicado pelo Acervo, resultado do trabalho de muitas pessoas e diferentes equipes que sobre ele trabalharam ao longo de dez anos. Nesta obra o leitor encontrará informações gerais sobre o Acervo, tais como características básicas da documentação, histórico de sua formação, localização, regulamento para acesso e utilização, alguns dos serviços oferecidos e dados para contato com a instituição. Esse Guia pretende, assim, fornecer uma visão geral do acervo e de seus documentos. Esperamos que o Guia sirva para democratizar o acesso ao precioso conteúdo do Acervo, fomentando, de forma positiva, a produção de novos conhecimentos.

Músicas africanas e indígenas
Rosângela P. de Tugny e Ruben Caixeta de Queiroz (orgs.)

Este livro, acompanhado de dois CDs, foi elaborado a partir do “Encontro Internacional de Etnomusicologia: Músicas Africanas e Indígenas no Brasil”, realizado em outubro de 2000 em Belo Horizonte. Não é seu registro fiel e exaustivo, mas uma tentativa de reflexão sobre aquilo que mais impressionou seus organizadores e participantes.

Embora tenha sido um encontro sobre música, muito se falou do caráter inaudível da voz dos índios e dos negros para uma grande parte da sociedade brasileira. Muito se pensou sobre a forma pela qual se confinaram na opacidade as vozes dos xamãs, dos pais-de-santo, dos capitães de Reinado. Não porque não falem ou não cantem, mas porque suas vozes e suas músicas costumam sofrer um esvaziamento, uma perda de sentido quando chegam aos ouvidos dos brancos: de fato não são escutadas.

Ciências Exatas, Engenharias e Geociências

Manual de Trabalhos Práticos de Físico-Química
Clotilde O. B. Miranda e Edward de Souza

Esta obra consiste em uma coletânea atualizada, otimizada e inovada de atividades práticas essências para o pleno entendimento e o ensino de vários fenômenos físico-químicos, tendo sido, para efeitos didáticos, subdividida em grupos de assuntos. Nestes encontram-se diversas atividades práticas precedidas por uma pertinente e concisa introdução dos conteúdos fundamentais para o melhor desenvolvimento e aproveitamento de os exercícios.

Ciências Sociais Aplicadas

O choque de gestão em Minas Gerais
Renata Maria Paes de Vilhena, Humberto Falcão Martins e Caio Márcio Marini Ferreira (org.)

Tem por finalidade contribuir para um aperfeiçoamento do Estado e de sua gestão, ao compartilhar com interessados no tema, a experiência de administração do Governo de Minas Gerais, onde foi implementado um projeto de modernização da gestão, que vem apresentando resultados objetivos, em termos de processos, práticas, produtividade, conceitos e valores. A obra reúne textos de Adriana de Cássia Barbosa, Afonso Henriques Borges Ferreira, Ana Clara Bernardes de Oliveira, Antônio Luiz Musa de Noronha, Antonio Augusto Junho Anastasia, Bernardo Tavares de Almeida, Caio Márcio Marini Ferreira, Carolina Siqueira Lemos, Fádua Hamdan de Matos Bayão, Felipe Rocha, Flavio Carneiro Guedes Alcoforado, Fernanda de Siqueira Neves, Frederico Tescarolo, Fuad Jorge Noman Filho, Gustavo Adolfo Leite de Gusmão, Hélio César Brasileiro, Humberto Falcão Martins, Jomara Alves da Silva, Jorge Santana de Jesus, Kênnya Kreppel Dias Duarte, Leonardo Maurício Colombini, Luciana Meireles Ribeiro, Luiz Antônio Athayde, Marco Aurélio de Barcelos Silva, Marconi Martins de laia, Maria Aparecida Muniz Jorge Dias, Maria Thais da Costa Oliveira Santos, Mônica Moreira Esteves Bernardi, Pedro Meneguetti, Renata Maria Paes de Vilhena, Renata Resende Coelho, Tadeu Barreto Guimarães.

Ciência da Informação e Biblioteconomia

Novos conteúdos e espaços de atuação
Beatriz Valadares Cendón, Eliany Alvarenga Araújo, Francisca Rosalina Leite Mota, Guilherme Atayde Dias e Maria Eugênia Albino Andrade
Marlene de Oliveira (coordenadora)

O impacto das tecnologias de informação e os novos contextos informacionais exigem que a biblioteca, a localização e o acesso aos documentos sejam repensados. De forma clara e objetiva, este livro contribui para as pesquisas e reflexões da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, abordando os conceitos básicos das duas áreas e a maneira como se desenvolvem no Brasil.

Economia e território
Clélio Campolina Diniz e Mauro Borges Lemos (orgs.)

O livro resgata o debate contemporâneo da relação entre desenvolvimento econômico e território. A presente publicação reúne autores de renome nacional e internacional nos diversos aspectos que compõem a problemática territorial do desenvolvimento. A obra é dividida em quatro partes: a primeira trata de interpretações teóricas recentes sobre a problemática do território: a segunda analisa a dinâmica global-local e seus desdobramentos; a terceira aborda as questões contemporâneas da urbanização e da metropolização; e a quarta parte apresenta modelos empíricos de fronteira em economia espacial. O livro contém trabalhos de Maria Adélia de Souza, Michael Storper e Anthony J. Venables, Ann Markusen, Bernard Pecqueur e Jean Benoit Zimmermann, José Luis Coraggio, Clélio Campolina Diniz e Eduardo Gonçalves, Mauro Borges Lemos, Fabiana Santos e Marco Crocco, Sergio Conti, Ana Cristina Fernandes e Wilson Cano, Wilson Suzigan, Renato Garcia e João Furtado, Helena M. M. Lastres e José Eduardo Cassiolato, Carlos A. de Mattos, Heloisa S. M. Costa e Geraldo M. Costa, Elmar Altvater, Bertha K. Becker, Roberto Luís Monte-Mór, Bernard Fingleton, Eduardo Haddad e Geoffrey J. D. Hewings, Joaquim José Martins Guilhoto, Ricardo Luis Lopes, Ronaldo Seroa da Motta e Marcos Minoru Hasegawa, Carlos Roberto Azzoni.

Economia regional e urbana
Contribuições teóricas recentes
Clélio Campolina e Marco Crocco(org.)

Reúne artigos de Carlos Antonio Brandão, Clélio Campolina Diniz, Eduardo José Monteiro da Costa, Fabiana Santos, Francisco de Oliveira, Lízia de Figueiredo, Marco Crocco, Maria Abadia da Silva Alves, Mauro Borges Lemos, Pedro Silveira Bandeira, Ricardo Machado Ruiz, Roberto Luís Monte-Mór e Rodrigo Simões.

Políticas de extensão universitária brasileira
Maria das Dores Pimentel Nogueira

A extensão universitária ganha importância no meio acadêmico brasileiro, especialmente a partir da década de 1980, no contexto da discussão do compromisso social da universidade pública. Referência para dirigentes e pesquisadores, este livro aborda os três marcos da política de extensão universitária brasileira: Plano de Trabalho de Extensão Universitária, Programa de Fomento à Extensão Universitária e Plano Nacional de Extensão Universitária – seus processos de construção e seus desdobramentos –, bem como a atuação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, ao estabelecer diretrizes conceituais e políticas para a extensão nas Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras.

Universidade: cooperação internacional e diversidade
Ana Lúcia de Almeida Gazzola e Sandra Regina Goulart Almeida

Reúne artigos apresentados no II Congresso Euro-Latinoamericano de Universidades, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais em julho de 2004. Divididos em cinco subtemas, os textos refletem, primeiramente, o tema central do Congresso — Universidade, Cooperação Internacional e Diversidade — em torno de uma reflexão de caráter político/conceitual, discutindo os fundamentos da cooperação universitária, o papel das redes universitárias e apresentando estudos de casos que exemplificam as possibilidades de cooperação interuniversitária.

Filosofia

Pequeno tratado de Sabedoria
Pierre Charron
Tradução: Maria Célia Veiga França

Embora pouco conhecido, sobretudo no Brasil, o livro Da Sabedoria de Pierre Charron (1541-1603) é uma das obras fundadoras do pensamento ocidental moderno, de Descartes e os libertinos a Nietzsche. Na sua última obra, o Pequeno tratado de Sabedoria, Charron apresenta as características fundamentais da sua concepção libertadora e antidogmática da sabedoria e a defende das críticas de teólogos e apologistas da religião.

História

Humanismo e ciência para Francisco de Assis Magalhães Gomes
Marcio Quintão Moreno (org.)

Apresenta escritos do professor Francisco de Assis Magalhães Gomes e testemunhos de antigos colaboradores dele, a saber: Beatriz Alvarenga Álvares, Carlos Urban, Elza de Moura, José Israel Vargas, Marcio Quintão Moreno, Maria Alves Teixeira, Ramayana Gazzinelli e Ronaldo Alípio Mansur.
O livro é uma homenagem pelo centenário de nascimento do professor, ocorrido em 16 de janeiro último.

Letras

Literatura e dissidência política
Letícia Malard

Letícia Malard aborda a Literatura, com ênfase na Literatura Brasileira, através de sua articulação com questões políticas, históricas e culturais. Temas como a transculturação, a ditadura, as identidades, a vida social e a história são trabalhados a partir de textos produzidos no século XX. Alguns escritores brasileiros dissidentes, ou seja, aqueles de postura marcante no confronto com o status quo, aqui são destacados. Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Machado de Assis, Adolfo Caminha, Graciliano Ramos e Jorge Amado são revistos à luz de novos enfoques do ensaísmo literário.

Literatura/política/cultura
Izabel Margato e Renato C. Gomes (orgs.)

Reúne formulações críticas acerca da literatura, da política e da cultura, apresentando textos de António Pinto Ribeiro, Augusto Santos Silva, Cleonice Berardinelli, Danilo Marcondes, Eduardo Prado Coelho, Eneida Bomfim, Eneida Leal Cunha, Eneida Maria de Souza, Fernando Rosas, Francisco Noa, Isabel Pires de Lima, Izabel Margato, João Luiz Vieira, Jorge Fernandes da Silveira, Laura Cavalcante Padilha, Luís Adão da Fonseca, Luiz Fernando Ramos, Maria Fernanda Abreu, Pedro Brum dos Santos, Renato Cordeiro Gomes, Vera Lúcia Follain de Figueiredo e Wander Melo Miranda.

Ora (direis) puxar conversa!
Silviano Santiago

Os ensaios reunidos em Ora (direis) puxar conversa! reforçam a dissonância como resultado da exigência teórica dos diferentes textos analisados, o que enriquece a leitura e desafia o bom comportamento da crítica ortodoxa. Lolitas são transportadas da literatura para os noticiários jornalísticos, ao se constatar a ficção operando na vida. Novas estéticas se redesenham pelo olhar desconstrutor frente a interpretações congeladas pela tradição. O teor sofisticado do enfoque se produz pela visão em perspectiva das obras, pelo abandono da leitura exclusiva do objeto e o endosso da articulação contrastiva entre autores e textos.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente