A reitora Ana Lúcia Gazzola e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, inauguram, na próxima segunda-feira, dia 13, a partir de 9h, na Escola de Ciência da Informação (ECI), no campus Pampulha, o novo Carro-Biblioteca, que integra o projeto de Telecentros do Ministério das Comunicações. Após a solenidade, Hélio Costa faz palestra, no auditório da ECI, sobre TV Digital no Brasil. Carro-biblioteca O projeto de extensão Carro-Biblioteca, Leitura e Inclusão Digital visita, desde 1973, comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte onde promove inclusão social pela via da leitura. "Ao tornar-se também o primeiro telecentro móvel do Ministério das Comunicações, o Carro-Biblioteca incorpora em suas ações a inclusão digital", diz Cecília Nogueira, professora da Escola de Ciência da Informação e Diretora de Cooperação Institucional da UFMG. O veículo, que transportará acervo superior a três mil volumes, é equipado com sete computadores conectados à internet via satélite, telão para projeções, aparelho de DVD, televisão de 34 polegadas, filmadora, câmera fotográfica e impressora e elevador para acesso de cadeirantes. Os recursos, captados pela Reitoria, vieram de emendas da bancada mineira no Congresso Nacional, da Emenda Andifes e do Ministério das Comunicações, a partir de projeto apresentado pela Diretoria de Cooperação Institucional da UFMG. Projeto Guanabara Segundo ela, os cerca de 150 jovens e crianças atendidos pelo Projeto Guanabara terão acesso tanto ao Telecentro fixo, que funcionará na EEFFTO, quanto aos equipamentos instalados no novo Carro-Biblioteca. Para a coordenadora do Projeto Guanabara, professora Ana Cláudia Porfírio Couto, o projeto Carro-Biblioteca, Leitura e Inclusão Digital representa uma nova e importante linha de ação no trabalho desenvolvido com crianças e jovens de escolas públicas.
O novo Carro-Biblioteca é um ônibus, adquirido em leilão por R$ 285 mil e construído especialmente para funcionar como biblioteca móvel, em substituição ao antigo veículo, usado há mais de 20 anos.
Além do Telecentro móvel, a UFMG receberá recursos do Ministério para a implantação de Telecentros fixos, sendo o primeiro na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), onde estará vinculado ao Projeto Guanabara. "Parceria da UFMG com o Instituto Airton Sena/Audi, o Guanabara já promove a inclusão social pela via do esporte, e agora terá também a dimensão da leitura, da informação e da inclusão digital", explica Cecília Nogueira.