Ensino de segunda língua pela internet, criação de bancos de dados na área de letras e pesquisas no campo da ciência e tecnologia de fala são alguns dos temas da nova linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Lingüística (Poslin) da Faculdade de Letras (Fale): Linguagem e Tecnologia, coordenada pelos professores Ana Cristina Fricke Matte e Ricardo de Souza. A criação da nova linha, aprovada em 25 de novembro pelo Colegiado do Poslin, foi precedida pela existência de dois grupos de pesquisa: LingTec e Semiofon. O primeiro, liderado pela professora Vera Menezes (Fale/UFMG), e o segundo, liderado pelas professoras Ana Cristina Fricke Matte (Fale/UFMG) e Aglael Gama Rossi (PUC/SP) estão cadastrados no Diretório de Grupos da Plataforma Lattes/CNPq e vinculam-se à linha Linguagem e Tecnologia. Grupos O grupo Semiofon, criado em 2003, atua na área da fonoestilística, na interface da Fonética Acústica e da Semiótica. Tendo como objetivo principal a síntese de fala emotiva, os trabalhos dos integrantes do grupo visam desde a descrição dos parâmetros lingüísticos cuja alteração produz efeito de sentido de emoção na fala, passando pela análise dos significados que essas alterações provocam e sua relação com o texto verbal, até a síntese de fala emotiva propriamente dita. Trata-se de um problema interdisciplinar que compreende a produção e a percepção do sinal de fala e a comunicação de conteúdo não verbal simultaneamente ao texto falado, ou seja: o que é que diz nossa fala além do sentido das palavras? Como passamos nossas emoções enquanto falamos? Até que ponto elas são ou não apreensíveis conforme o contexto? De acordo com Ana Cristina, "esses estudos confluem para a relação extremamente profícua com cientistas da área de software" e "sua investigação requer cuidadosa reflexão epistêmica e metodológica nas duas principais áreas compreendidas, a fonética/fonologia e os estudos textuais e discursivos". Disciplinas (Ceale Notícias)
O grupo LingTec desenvolve pesquisas sobre o papel da tecnologia como mediadora da organização da linguagem em geral. O grupo tem interesse em práticas de linguagem em contextos sociais diversos, sendo que os trabalhos concentram-se em temas como gêneros digitais e midiáticos, práticas discursivas e educação online, interação e mídias, ensino de línguas (materna e estrangeiras) mediado pelo computador, aspectos textuais e semióticos da interação humano-computador e manifestações lingüísticas da cibercultura. Acolhe também pesquisas que investigam a formulação de programas e a organização de corpora como subsídio à investigação da linguagem em geral.
A linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia tem duas propostas de criação de disciplinas: Aplicações computadorizadas nos estudos da linguagem, que propõe o estudo de softwares e da disciplina Fundamentos de linguagem e tecnologia. Além disso, serão oferecidas disciplinas de tópicos variáveis, como a disciplina "Gêneros Digitais", que está sendo oferecida pela professora Vera Menezes já no corrente semestre.
Em breve, será divulgada a bibliografia para a prova de seleção de mestrado, para entrada em 2007, da linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia no site do Poslin.