Embarcou para os Estados Unidos, na manhã dessa quarta-feira, 19 de abril, grupo de estudantes de engenharia mecânica da UFMG, comandado pelo professor Carlos Alberto Cimini. A equipe, conhecida como Uai Sô Fly, participa, a partir dessa sexta-feira, dia 21, em Marietta, estado da Georgia, da SAE Aerodesign East Competition, junto a alunos de outras duas universidades brasileiras - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Os futuros engenheiros ganharam o direito de representar o Brasil na disputa internacional de aviões radiocontrolados, totalmente projetados e construídos por eles, após conquistarem as melhores classificações na VII Competição SAE Brasil AeroDesign, em 2005. De acordo com cronograma da disputa internacional, o campeão será conhecido no domingo, dia 23. O Brasil já se sagrou campeão pela Classe Regular na SAE Aerodesign East Competition, duas vezes, em 2002 e 2005. Na etapa brasileira, realizada em setembro do ano passado no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP, a equipe Uai-Sô-Fly, da UFMG, e a equipe Tucano, da UFU, conquistaram primeiro e segundo lugares na Classe Regular, entre as 46 participantes, e a equipe EESC Open foi a campeã da Classe Aberta, que reuniu cinco equipes. Os estudantes mineiros da equipe Uai Sô Fly estão confiantes para a disputa internacional. “Esperamos ficar entre os três primeiros”, afirma o capitão da equipe, Rodrigo Sorbilli. A Uai Sô Fly aposta em um projeto totalmente novo, já que a regra internacional é diferente. “Mesmo com uma maior envergadura da asa (2,40m), conseguimos manter a leveza do avião, que está apenas com 200g a mais que o anterior, e aumentar a capacidade de carga de 9,8 kg para 12,5 kg”, acrescenta. A equipe tem o patrocínio da Ale Combustíveis. Histórico Na Classe Aberta, nos Estados Unidos, o Brasil conquistou o terceiro lugar, em 2004, com a equipe Car-Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, e o quarto lugar, com a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 2005. O Projeto AeroDesign constitui um desafio lançado pela Seção São José dos Campos da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para universitários de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas de todo o Brasil: o de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com regras estabelecidas pelo Regulamento da Competição, e que sejam capazes de superar sucessivas baterias de testes demonstrando capacidade de vôo controlado, para cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite do projeto. A avaliação e classificação das melhores equipes são feitas por meio de duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo. Leia mais sobre a equipe mineira no site: www.demec.ufmg.br/Grupos/Aerodesign/index2.htm. (Com Assessoria da SAE Brasil)
A SAE Aerodesign East Competition é realizada pela SAE International e reunirá 48 equipes de vários países da Europa e das Américas. Além de duas vezes campeãs, pela Classe Regular, na Competição norte-americana, em 2002 com a equipe Hércules/Abraraquaçu, da Escola de Engenharia da USP São Carlos; e em 2005 com a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, equipes brasileiras foram vice-campeãs, também pela Classe Regular, em 2000, 2001, 2004 e 2005, com as equipes EESC-USP, também da USP São Carlos, a Aer2001, do ITA, equipe CEAV/UAV, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a equipe Canarinho, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Bauru.