O Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Ronaldo Tadêu Pena, e o prefeito de Diamantina, Gustavo Botelho Júnior, abrem neste domingo, 16, às 17h, no auditório do Instituto Casa da Glória, o 38º Festival de Inverno da UFMG, que espera reunir, em cerca de 60 oficinas, cursos e palestras mais de mil participantes. O Festival elegeu como tema principal desta edição o conceito de interatividade e faz ainda uma homenagem ao centenário do presépio do Pipiripau, de Belo Horizonte. Logo depois da cerimônia de abertura tem início a programação cultural prevista para duas semanas , com a abertura de três exposições de arte, um espetáculo teatral e a realização da tradicional Vesperata, evento típico da cidade. O 38º Festival de Inverno da UFMG prossegue até dia 29, o oferecerá, além das atividades das oficinas, cerca de 62 eventos artísticos que movimentam intensamente a cidade, atraindo grande número de turistas. Às 20h será aberta a exposição Visão plástica. Beleza e descanso, de Jorge Vasconcelos, na Biblioteca Antônio Torres, do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A exposição poderá ser visitada de 17 a 20 de julho, das 14h às 17h. Uma exposição de fotografias de Miguel Aun que homenageia os 100 anos do presépio do Pipiripau é outra atração da noite. Ela será aberta às 20h30 e poderá ser visitada de 17 a 29 de julho, das 12h às 17h30, no Museu do Diamante. Finalmente, a noite será encerrada com a tradicional Vesperata, às 21h. com as bandas de música do 3° Batalhão de Polícia Militar e Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz. O local é a rua da Quitanda, no centro da cidade. O Festival O evento é realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, anualmente, no mês de julho, sempre mantendo sua proposta fundamental de ser um espaço de iniciação, aprofundamento, experimentação e pesquisa de novas linguagens artísticas. No ano 2000, o Festival retornou à Diamantina, segunda cidade mineira a ser reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Distante 178,2 km de Belo Horizonte, a cidade dispõem de excelente infra-estrutura hoteleira e de serviços turísticos.
Domingo de cultura
Abertura da exposição Caminhantes da Estrada Real, às 18h, no Instituto Casa da Glória é o evento que inaugura a agenda de eventos do Festival de Inverno. A exposição poderá ser visitada de 17 a 29 de julho, das 13h às 18h. Logo em seguida, às 18h30, será levada a peça teatral Mania de Explicação, pelo Grupo Canguru Teatro de Bolso e Boneco, de Belo Horizonte. A peça será apresentada no teatro do Instituto Casa da Glória.
Mais tradicional evento cultural de extensão universitária do país, o Festival de Inverno da UFMG deixou de ser realizado em duas ocasiões. Esta 38ª edição marca seus 40 anos de existência.Tendo nascido em Ouro Preto em 1967, o Festival esteve presente em Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei, Poços de Caldas e Belo Horizonte.