Como medir a ansiedade de um atleta durante uma competição? A mestranda Daniela Cerqueira de Oliveira, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, está pesquisando o tema com a participação dos atletas da I Olimpíada Universitária da UFMG, que se encerra em 15 de outubro.
Sob a orientação do professor Luiz Carlos Moraes, a estudante quer traçar um perfil do estado de ansiedade dos competidores, o que possibilitará conhecer mais aprofundadamente o mecanismo da ansiedade estado no contexto competitivo.
Desenvolvido no Laboratório de Psicologia do Esporte (Lapes), da UFMG, o estudo tem por objetivo validar um instrumento que permita avaliar a ansiedade pré-competitiva em suas três dimensões - ansiedade estado, somática e autoconfiança.
A pesquisadora acredita que o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que amenizem os possíveis efeitos negativos, causados por altos níveis de ansiedade na performance esportiva.
Ouça matéria sobre o assunto na rádio UFMG Educativa: