No dia 23 de outubro, a partir das 18h, no saguão da Reitoria, o protótipo do CEA 308, desenvolvido por estudantes e professores do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, será apresentado à comunidade científica, profissionais e aficcionados da aviação. O evento faz parte das comemorações do primeiro vôo do mais pesado que o ar, realizado por Santos Dumont, dia 23 de outubro de 1906, às 16h45, em Bagatelle, na França. Construído com materiais compostos e madeira, o CEA 308 é um avião-conceito que buscará bater o recorde mundial de velocidade na categoria C1A0, destinada, segundo a Federation Aeronautique Internationale, a modelos com motor a pistão, hélice e peso inferior a 300 quilos. A máquina O recorde de velocidade a ser batido, de 351 Km/h, foi alcançado, em 2002, por um avião austríaco. Já o protótipo da UFMG, com seu motor de 80 cavalos, buscará, possivelmente em meados de 2007, chegar à marca dos 400 Km/h. Além de pesar apenas 185 kg, o CEA 308 reúne algumas das melhores tecnologias aerodinâmicas já desenvolvidas no mundo. O peso da aeronave desenvolvida na UFMG foi distribuído em 5,7 metros de envergadura, 6,10 metros de comprimento e um motor convencional, movido a gasolina azul, comprado de empresa australiana. Já o desenho aerodinâmico do protótipo foi desenvolvido por meio de software criado na próprio Universidade. Desempenho O CEA 308 é a sexta aeronave desenvolvida pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA). Criado em 1964, pelo professor Cláudio Barros, é o único, numa universidade brasileira, a desenvolver e concretizar projetos de aviões-conceito. No mundo, apenas as instituições de ensino superior alemãs investem na produção de protótipos. Veja aqui mais informações sobre o CEA. Inter
O avião-conceito, a ser apresentado na próximo segunda-feira. 23, foi desenvolvido, de 2004 a 2006, por meio de parceria entre o CEA e o comandante Gúnar Armin, atual campeão brasileiro de acrobacias aéreas. Além de piloto de provas oficial do monomotor, que voará pela primeira vez em novembro, Armin financiou todo o projeto de reforma e desenvolvimento da aeronave, que custou cerca de US$ 16 mil.
Os testes que buscarão investigar a capacidade de vôo do CEA 308 serão realizados em novembro. Inicialmente, o piloto de prova sobrevoará a pista de onde partiu a aeronave. Nas avaliações seguintes, o tempo e o espaço no ar são ampliados. A autonomia de vôo é de aproximadamente 30 minutos. Antes de ganhar os céus, no entanto, o protótipo passa por uma série de ensaios estáticos em que a estrutura do avião "enfrenta", por exemplo, um túnel de vento.