Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
UnB.JPG
José Jorge de Carvalho, da UnB

Seminário de inclusão social discute experiências e alternativas

quinta-feira, 23 de novembro de 2006, às 14h15

No segundo dia do seminário Universidade e inclusão social: experiência e imaginação promovido pela UFMG, o debate teve como eixo o tema Experiências brasileiras: construção de alternativas, que continua a ser debatido à tarde.

Realizado na Faculdade de Medicina na manhã desta quinta-feira, o evento contou a presença do diretor da Unidade, Francisco Pena, da diretora da Faculdade de Educação, Antônia Vitória Aranha, e da vice-reitora e coordenadora do Seminário, Heloísa Starling.

Intervenções
A discussão foi aberta pelo questionamento de José Jorge de Carvalho, da UnB, a respeito da inclusão social na docência. “A questão não pode se restringir ao vestibular porque a vida acadêmica não pára na graduação”, disse.

Em seguida, Maria Cristina Motta, da USP, relatou as experiências recentes de inclusão na universidade paulista. Ao longo de sua exposição, a professora discorreu sobre Escola de Artes, Ciências e Humanidade (Each), unidade da USP localizada na zona leste de São Paulo, região onde o nivel sócio-econômico predominante é constituído por moradores de baixa renda.

“A população se sente mais próxima do meio acadêmico porque participa da comunidade acadêmica, por meio das atividades de extensão, por exemplo. Têm dado certo, e os índices de inscritos e egressos no vestibular o demonstram, mas a iniciativa é um laboratório sujeito a mudanças”, afirmou.

Além disso, a USP desenvolveu o Programa de Inclusão Social (Inclusp) que integra várias medidas a serem implementadas no próximo ano, como o Programa de avaliação seriada, que acompanha alunos do ensino médio de escolas públicas. “A graduação é o espaço prioritário”, resumiu a professora.

UFMG
Em sua exposição, Mauro Braga pró-reitor de Graduação da UFMG, apresentou trabalho, realizado conjuntamente com a professora Maria do Carmo Peixoto, a respeito da política de expansão dos cursos noturnos da Instituição, deliberada em 2003. Mesmo com 300 vagas criadas, os dados da pesquisa indicam que não houve expansão significativa da oferta de vagas noturnas, constatou.

" As universidades federais vivem uma imprevisão de quadro de pessoal, o que dificulta o planejamento de expansão", explicou Braga. Entretanto, segundo o pró-reitor, nos cursos em que houve oferta de vagas noturnas, a pesquisa constatou uma expressiva inclusão social, pelo aumento do alunado oriundo de escolas públicas e de baixo poder aquisitivo, se comparado com os alunos dos cursos diurnos nas mesmas habilitações profissionais.

No encerramento da mesa-redonda, Maria do Carmo Peixoto, ressaltou que independente do mecanismo de inclusão, a diversidade de experiências aponta para o comprometimento das universidades públicas com a questão.

23/jan, 7h11 - Em nova edição, curso Filosofia na Praça aborda relação entre conhecimento e justiça

23/jan, 6h54 - Livro sobre musicalização na educação infantil é lançado pela Editora UFMG

23/jan, 6h41 - Mestrado em Neurociências recebe inscrições pelo correio até quarta

20/jan, 7h09 - Ronald Claver ministra oficina de criação literária a partir do próximo mês

20/jan, 7h00 - Eventos promovidos por associação de estudantes de pós-graduação discutem conjuntura científica brasileira

20/jan, 6h54 - Revista do curso de Ciências do Estado, que celebra os 500 anos de 'Utopia', recebe artigos até 1º de fevereiro

20/jan, 6h44 - Nova oficina do projeto 'Sábado com Libras', no Espaço do Conhecimento, aborda capacidade de improviso

19/jan, 16h03 - Comunidade começa a debater proposta das novas Normas Gerais de Graduação

19/jan, 6h58 - Confluência entre escrita, som e imagem é tema de colóquio internacional na Fale; submissão de trabalhos termina na sexta-feira

19/jan, 6h47 - DAC seleciona monitores entre alunos assistidos pela UFMG para atuar no Festival de Verão

19/jan, 6h27 - Inglês para Fins Acadêmicos recebe inscrições até 3 de fevereiro

19/jan, 5h52 - Fachada digital do Espaço do Conhecimento volta a exibir projeções da série 'Ativismos contemporâneos'

18/jan, 9h34 - Professor de universidade portuguesa ministra conferência na UFMG sobre o valor pedagógico do silêncio

18/jan, 6h48 - Encontro de pesquisa tratará das continuidades e rupturas do processo histórico; inscrições de trabalhos terminam no dia 5

18/jan, 6h39 - Curso inspirado em obra de Platão estimula expressões criativas na arte

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
janeiro de 2017 (67)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (132)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)
janeiro de 2015 (156)
dezembro de 2014 (163)
novembro de 2014 (245)
outubro de 2014 (281)
setembro de 2014 (267)
agosto de 2014 (229)
julho de 2014 (183)
junho de 2014 (156)
maio de 2014 (239)

Expediente