Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
Agenor.JPG
O reitor Ronaldo Pena e o ministro da Saúde, Agenor Álvares, homenageado pela UFMG

UFMG homenageia ministro Agenor Álvares e secretário Francisco Campos

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006, às 16h11

Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a UFMG prestou homenagem ao ministro da Saúde, Agenor Álvares, e ao Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério, professor Francisco Campos. A condecoração traduz o reconhecimento da Instituição pelo apoio dos dois a projetos da Universidade na área de saúde.

Em solenidade realizada na Sala das Sessões da Reitoria, o reitor Ronaldo Pena entregou placas simbólicas a Álvares e Campos, ambos ex-alunos da Universidade, respectivamente na Faculdade de Farmácia e de Medicina. Também compunham a mesa da cerimônia a vice-retora Heloísa Starling, o ministro Saraiva Felipe (gestão 2005-2006) e o secretário de saúde de Belo Horizonte, Helvécio Miranda Magalhães Júnior.

Na mesma ocasião, o Ministro entregou ao reitor Ronaldo Pena as chaves de sete veículos para atividades acadêmicas da disciplina Internato Rural das faculdades de Medicina, Odontologia e da Escola de Enfermagem. Durante a solenidade, também foram descerradas placas, a serem afixadas no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, como marco pelas reformas realizadas na Unidade Funcional de Patologia e Medicina Laboratorial e no Pronto Atendimento do HC, financiadas pelo Ministério da Saúde. A primeira obra teve os recursos liberados em agosto e a segunda em novembro deste ano, totalizando R$ 3 milhões.

Ao abrir a homenagem aos dois ex-alunos ilustres da Instituição, o reitor Ronaldo Pena ressaltou o papel da Universidade na formação de pessoas que, como Agenor Álvares e Francisco Campos, "emprestam sua competência para a busca de melhores condições de vida para a população". Segundo Pena, a homenagem representa o reconhecimento pela preocupação de ambos com os rumos da saúde no Brasil e, ainda, pela permanente atenção com a UFMG. "Uma universidade pública serve à sociedade. Prestar homenagens a pessoas como vocês é a forma que encontramos de atualizar essa ação", comentou.

Bem coletivo
Durante sua exposição, Ronaldo Pena promoveu retrospectiva detalhada das ações de auxílio à UFMG implementadas pelos dois homenageados e pelo ministro Saraiva Felipe. Além disso, comentou atividades que fazem da Universidade referência nacional, a exemplo do Internato Rural, e a importância da relação entre os ministérios e as universidades públicas, em projetos como o Pró-Saúde: "Essa relação é muito importante para o desenvolvimento do país. Trata-se de trabalho conjunto em busca do bem coletivo", disse.

Ex-professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Campos, "como bom mineiro", contou três casos ilustrativos da importância da UFMG para sua formação e também no suporte ao trabalho do Ministério. O Secretário relembrou momentos importantes da criação do Internato Rural. Ao referir-se à doação dos sete automóveis para os projetos, rememorou, inclusive, o primeiro automóvel da iniciativa: uma Brasília que levava estudantes e professores a diversos municípios mineiros. "A UFMG foi uma das universidades que mais contribuíram com programas de saúde no Brasil", ressaltou.

Após o pronunciamento do secretário Francisco Campos, o ministro Agenor Álvares entregou uma das sete chaves das caminhonetes doadas à UFMG, como símbolo da parceria entre a UFMG e o Ministério no Pró-Saúde. Em seguida, a diretora da Faculdade de Farmácia, professora Jane Maciel Almeida, entregou ao ministro o seu histórico escolar na Unidade acadêmica.

Já a professora Maria Cecília Diniz Nogueira, diretora de Cooperação Institucional da Universidade, deu testemunho da atenção dedicada à UFMG pelo Ministério, marcada pelo apoio a projetos sociais e científicos da Instituição. "O Ministério sempre nos recebeu de portas abertas", disse.

Em sua exposição, o Ministro Agenor Álvares agradeceu o gesto da Reitoria e relembrou que, há poucos meses, recebera homenagem também da Faculdade de Farmácia da UFMG. "Esse reconhecimento me deixa muito feliz. Além disso, vem retratar a importante relação que sempre deve haver entre a Universidade e o Ministério", disse, ao ressaltar que a UFMG conta com o apoio do Governo por sua excelência acadêmica e grande preocupação social.

Para Agenor Álvares, UFMG e Ministério da Saúde trabalham em direção a um objetivo comum: um sistema de saúde de qualidade e universal. "No contato com a UFMG, nosso trabalho foi facilitado. Todos os projetos desta Universidade que chegaram até nós tinham grande qualidade", comentou. O Ministro também ressaltou o bom trabalho de seu antecessor, o hoje deputado federal Saraiva Felipe, ao deixar claro que as propostas de trabalho são as mesmas. "A gestão e os compromissos sociais são os mesmos. Não mudamos nem a equipe", disse.

Hospital das Clínicas
Além de auxílio para as reformas, o HC contou recentemente com recursos do Ministério para seu projeto de reprodução humana, a aquisição de equipamentos de Raios X da mesma Unidade e o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina. "Nas duas últimas gestões do Ministério da Saúde, ou seja, com os ministros Saraiva Felipe e Agenor Álvares, a UFMG recebeu apoio significativo, que possibilitou a concretização de projetos de grande relevância social e forte impacto nas atividades acadêmicas", destaca a professora Cecília Nogueira, diretora de Relações Interinstitucionais da UFMG. Assim como Saraiva Felipe, Francisco Campos é professor licenciado da Faculdade de Medicina da UFMG. Ele, Saraiva Felipe e Agenor Álvares são ex-alunos da Universidade.

Veículos
Os sete veículos entregues pelo Ministro à UFMG são oriundos do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), lançado em novembro de 2005, numa ação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, com a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

"O objetivo central do Pró-Saúde é a inserção da academia no serviço público de saúde, formando profissionais capazes de atender às necessidades da população", explica o professor Geraldo Cunha Cury, coordenador nacional do Pró-Saúde e também do Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo Cury, o Internato Rural da Faculdade de Medicina serviu de inspiração ao Pró-Saúde.

Após o lançamento oficial, o Pró-Saúde publicou edital nacional e selecionou 90 cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, incluindo os três da UFMG. Essas áreas foram escolhidas para favorecer a inter-relação com o Programa de Saúde da Família. Entre os critérios adotados para a distribuição de veículos, o principal foi a atuação dos cursos em cidades fora de suas sedes e de regiões metropolitanas ou a realização de trabalhos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil bem como no Vale do Jequitinhonha.

Na UFMG, os alunos do último período passam obrigatoriamente pela disciplina Internato Rural, residindo durante algum tempo em cidades do interior do estado, onde atuam junto às secretarias municipais de Saúde, sob a supervisão de professores. "As caminhonetes são um investimento extremamente importante em uma disciplina que dá ao aluno a vivência no serviço público", ressalta a professora Andrea Palmier, coordenadora do Internato Rural da Faculdade de Odontologia da UFMG. Ela lembra que os docentes precisam visitar os grupos de alunos quinzenalmente, percorrendo enormes distâncias para chegar a municípios do Vale do Jequitinhonha, e a outros como São João das Missões, a 700 quilômetros de Belo Horizonte. Dos sete veículos, três irão para o Internato da Faculdade Medicina, dois para o da Enfermagem e dois para o da Odontologia.

Além dos veículos, o Pró-Saúde deve repassar, a cada um dos três cursos da UFMG, recursos que ultrapassam a cifra de R$1 milhão, a serem aplicados em projetos que valorizem a inserção do aluno com o serviço público de saúde.

O professor Geraldo Cury comenta que o distanciamento entre os mundos acadêmico e o da prestação real dos serviços de saúde vem sendo apontado em todo mundo como um dos responsáveis pela crise do setor. "O Brasil tem uma notável experiência de aproximação entre a academia e os serviços, mas ela ainda está muito aquém do que seria necessário. Projetos experimentais, vinculados às escolas de medicina, odontologia e enfermagem devem se expandir e tornar-se o centro do processo de ensino-aprendizagem", reforça Cury.

Foca Lisboa
Agenor, carro.JPG
O ministro Agenor Álvares, o secretário Francisco Campos e o reitor Ronaldo Pena diante dos novos carros do Pró-Saúde

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente