Com o objetivo de ampliar a discussão sobre a importância da formação continuada de professores alfabetizadores, o Centro de Escrita, Alfabetização e Leitura (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) levou sua experiência no projeto Forma Vale ao programa Salto para o Futuro. O Salto para o Futuro é um projeto da TV Escola, canal educativo do Ministério da Educação, que tem como proposta a formação continuada de professores.
No programa, são usados recursos como material impresso e diferentes mídias - TV, fax, telefone e Internet – em articulação com tele-salas de recepção organizada, onde também acontecem os debates presenciais. O Salto para o Futuro conta com um orientador de aprendizagem, que cumpre o papel de mediador, e convidados de diversas áreas, que debatem, ao vivo, com os telespectadores, as diferentes tendências no campo da educação. Através da dinâmica interativa do programa, professores de todo o país podem enviar perguntas e participar das discussões.
Para contribuir com a reflexão sobre a prática em sala de aula, o Salto para o Futuro levanta propostas pedagógicas atuais, divididas em cinco séries temáticas. Na semana de 16 a 20 de Outubro, a vice-diretora do Ceale, Ceris Salete Ribas da Silva foi especialmente convidada pelos organizadores do programa para atuar como consultora. Ela foi a responsável pela elaboração dos cinco programas e pelo convite aos demais participantes. Propôs apresentar e analisar o projeto Forma Vale, discutindo os aspectos que envolvem a formação continuada de professores alfabetizadores no atual contexto de implementação das mudanças sugeridas para as práticas de alfabetização nas escolas públicas.
Forma Vale
O Forma Vale, criado em 2005 a partir do Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, é resultado de uma parceria entre a Superintendência Regional de Araçuaí (MG) e a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, com o apoio da Associação dos Municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha (Ameje). Seu objetivo é desenvolver ações para a formação continuada de dirigentes, técnicos e professores alfabetizadores de 21 municípios da região.
A apresentação e a análise das ações de formação desenvolvidas pelo Ceale no projeto Forma Vale tiveram como objetivo discutir alguns dos pressupostos que alicerçam a formação continuada do professor alfabetizador. Espera-se que essas sugestões possam provocar outras propostas que considerem as realidades locais, tomando como base, e de forma crítica, o referencial teórico sugerido. De acordo com Ceris Ribas, “abordar tais questões pode contribuir para o debate sobre a formação continuada de professores e sobre o ensino da leitura e escrita nas escolas públicas do país, já que este depende, com certeza, da superação de velhos modelos incapazes de responder satisfatoriamente aos desafios que são enfrentados no cotidiano das escolas”.
A série, intitulada Formação Continuada do Professor Alfabetizador, foi dividida em subtemas: Parceria universidade e escola, com Antônio Augusto Gomes Batista, diretor do Ceale; Formação continuada de professores, com Maria Lucia Castanheira, professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale; Alfabetização e letramento, com Ceris Salete Ribas da Silva, professora da Faculdade de Educação da UFMG e vice-diretora do Ceale.
A organização do trabalho de alfabetização, com Kely Cristina Nogueira Souto e Maria José Francisco de Souza, formadoras do projeto Forma Vale e doutorandas da Faculdade de Educação da UFMG; e Professores e formadores, com Isabel Cristina Alves da Silva Frade, professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale.
Os programas já foram ao ar em outubro, mas serão reprisados em janeiro. Mais debates sobre o projeto Forma Vale poderão ser acompanhados no portal do Ceale (www.fae.ufmg.br/Ceale) a partir do final de abril, com o lançamento da revista eletrônica Didática da alfabetização, voltada para professores e pesquisadores. (Assessoria de Imprensa do Ceale)