O cientista Narayan Khandekar, do Centro Strauss de Conservação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, participa, nesta quarta-feira, dia 21, de conferência na UFMG, dentro do Ciclo de Seminários da Diretoria da Escola de Belas-Artes (EBA). O evento integra ações de internacionalização da EBA e está programado para ocorrer na sala de aulas teóricas do Cecor, de 14h30 às 16h30. O seminário terá tradução simultânea e está organizado em duas partes. No primeiro primeiro momento, Khandekar vai abordar a polêmica relativa a trabalho sem título de Donald Judd (1965), que, em 1976, submetido a diversas intervenções em uma oficina de lanternagem - onde a obra foi desmontada -, recebeu nova base e foi repintada. A obra consiste de um tubo de aluminio anodizado que tem dez caixas de alumínio coloridas. Quando o artista viu o resultado em 1990, declarou o trabalho como 'arruinado', devido à intervenção inadequada e ao fato de ele mesmo não ter autorizado a intervenção. A partir de então, foi iniciado um processo de investigação para avaliar o estado atual do objeto e como ele foi alterado. A apresentação de Khandekar trata dos estudos e discussões realizados para chegar à uma conclusão sobre a preferência do artista por uma ou outra tinta com base em suas propriedades físicas e estéticas. A segunda parte da apresentação trata de trinta e dois trabalhos encontrados em um galpão de Nova York, em 2002, envolvidos em papel kraft, de autoria de Jackson Pollock, produzidos entre 1946 e 1949. A conferência vai abordar materiais e técnicas utilizados pelo artista em três dos trabalhos encontrados e confrontá-los com outras obras do artista. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5262. (Com assessoria da EBA)