No próximo final de semana, dias 7 e 8 de abril, às 17h30, o Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, nº 174 - Praça da Estação) exibe o filme A Lei do desejo (1987), do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. A iniciativa integra a Mostra Cinema e Homoerotismo, que faz parte das programações do Projeto Cine Centro UFMG. A Lei do desejo é estrela por Antônio Banderas, Carmem Maura e Eusébio Ponceta. No longa-metragem, Almodóvar realiza certa "transfusão entre sagrado e profano, mostrando o carnal no místico e o místico no carnal". Trata-se de trágica história de amor, em que são reveladas "as novas facetas da masculinidade atual". Discussão moral As sessões de vídeo e cinema acontecem, no Centro Cultural, aos sábados e domingos, sempre às 17h30, com entrada franca. A exibição dos filmes do Cinema e Homoerotismo será todos aos sábados e domingos, até 29 de abril (exceto no feriado de 21/04), com início às 17h30. No dia 28, após a exibição de Falsa Moral, haverá sessão comentada às 19h30, que abordará questões relativas a todas as obras cinematográficas exibidas. Mais informações no endereço eletrônico www.ufmg.br/centrocultural ou pelo telefone (31) 3238-1080. Confira a programação 7 e 8 de abril 14 e 15 de abril 22 de abril 28 e 29 de abril
A mostra Cinema e Homoerotismo busca expor questões da homossexualidade, do amor, da paixão e da moral. A temática "é elementar na discussão moral da sociedade, cuja ética nem sempre respeita a individualidade e a liberdade de cada um. Cada filme aborda direta ou indiretamente a temática do homossexualismo por um ângulo particular, transcendendo a banalidade do convívio social e revelando aspectos invisíveis da questão, evidências de reflexos emocionais e psíquicos produzidos no ser humano, subjetivamente".
A lei do desejo
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco principal: Antônio Banderas, Carmem Maura e Eusébio Ponceta
Espanha – 1987
Sinopse: "Almodóvar realiza uma transfusão entre sagrado e profano, mostrando o carnal no místico e o místico no carnal. Uma trágica história de amor, onde se revelam novas facetas da masculinidade atual".
Quase uma mulher
Direção: Christopher Monger
Elenco principal: Adrian Pasdar e Julie Walters
Inglaterra – 1992
Sinopse: "Uma dona de casa se vê envolvida com um bancário investidor muito bonito, que embora ela não saiba, gosta de se vestir como mulher".
Querelle
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco principal: Brad Davis, Franco Nero e Jeanne Moreau
Alemanha / França – 1982
Sinopse: "História de um marinheiro amoral, que provoca paixões violentas em homens e mulheres, detonando neles impulsos de morte. Último filme de Fassbinder, com forte estilização da imagem e atuação quase teatral, Querelle trata de emoção e sentimento, de desejo e de morte, com deslumbrantes enquadramentos e planos, num universo repleto de luzes, objetos, brilho, cores".
Falsa moral
Direção: Angela Pope
Elenco: Martin Donovan, Sam Bold e Jason Flemyng
Reino Unido – 1997
Sinopse: "Esta é a história de Oliver, uma criança filha de pais separados que vive com a mãe e seu namorado. Seu pai vive com o companheiro, Tom. Um dia Oliver chega na porta da casa de seu pai com um sangramento no rosto. Dias mais tarde, quando o menino mostra na escola uma mão esmagada, Martyn, o pai, vai à polícia pedindo que investiguem se o namorado da mãe tem abusado de seu filho. E enquanto desenvolvem um processo judicial pela guarda de Oliver, Martyn e Tom sofrem toda sorte de desafios e se debatem contra a percepção da sociedade sobre os homossexuais".