O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) está recrutando, até o dia 20 de abril, 15 voluntários de ambos os sexos para participar do Estudo de Funções Cognitivas na Coréia de Sydenham, distúrbio neurológico presente na febre reumática, que leva o doente a apresentar movimentos espasmódicos incontroláveis. Os interessados devem ter até o segundo grau completo, idade entre 18 e 26 anos, boa saúde e não podem fazer uso de medicamentos que atuam no cérebro, como calmantes, anti-depressivos e medicamentos para convulsões. As inscrições devem ser feitas no 1º andar do Ambulatório Bias Fortes, localizado à Alameda Álvaro Celso, 175, Santa Efigênia, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, com o coordenador da portaria, Antônio Carlos Pereira Bitencourt. Coréia de Sydenham
Durante a participação no estudo, os voluntários serão submetidos a um teste de memória e entrevista com duração de cerca de 90 minutos, uma única vez, no próprio HC. Trata-se de procedimento para levantamento de dados sobre os casos.
A Coréia de Sydenham é um distúrbio neurológico presente na febre reumática e que provoca movimentos espasmódicos incontroláveis. Nos casos leves, o paciente tem dificuldades para vestir-se e alimentar-se. Nos casos graves, pode ser necessário protegê-lo, para que não se machuque com os movimentos involuntários dos membros superiores e inferiores.