No próximo domingo, 22 de abril, o Centro Cultural UFMG comemora 18 anos de funcionamento, período em que se tornou importante pólo de promoção, produção e divulgação cultural da capital. Atuando em diferentes áreas da cultura, ele tem procurado cumprir a sua missão original de fortalecer a identidade cultural da comunidade interna e externa à Universidade. “Temos buscado contribuir para a realização das várias facetas da cidadania cultural, além de reforçar o papel educativo da UFMG, promovendo a interação entre arte, ciência e filosofia”, explica a atriz e professora de Artes Cênicas, Rita Gusmão, atual diretora do espaço. Para comemorar a data, será oferecida variada programação aberta ao público, no período de 22 a 28 de abril. Entre as atrações, a “Zona de Invenção, Poesia &”, festival de poesia com recitais e venda de livros e as “24 horas de Desenho”, atividades orientadas ininterruptas, além de espetáculos com o grupo O Fino do Choro, com o músico Maurício Tizumba, degustação de comida mexicana, encenação das peças Frida Kahlo com Tranças Cortadas (especialmente produzida para as comemorações do aniversário), Arena de Tolos da Cia Acômica de Teatro, e atividades para crianças. História A programação diversificada, gratuita ou com preços populares é voltada para jovens, adultos e crianças e oferece atividades que variam de oficinas de arte a mostras de cinema e vídeo, de exposições culturais a seminários de arte-educação e divulgação de pesquisas da UFMG. “Buscamos fomentar o fazer artístico nas áreas das Artes Cênicas e Visuais, com editais abertos à comunidade, além de oferecer oportunidade permanente de reflexão sobre o ensino da Arte, o papel da Arte na Educação, as linguagens artísticas e seus métodos, através de oficinas e palestras abertas ao público em geral”, explica Rita Gusmão. A diretora, que é mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e especialista na área de arte-tecnologia, destaca ainda o Projeto Leitura, que oferece à população acesso gratuito à Internet, à leitura de jornais, livros e periódicos. O Centro Cultural UFMG está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h30 e aos sábados e domingos das 10h às 18h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3238-1079 ou no sítio www.centrocultural.ufmg.br. (Assessoria do Conservatório UFMG) Veja a programação completa de aniversário: 22 de abril - 11h às 15h 23 de abril - 18h30 às 21h30 24 de abril - 20h 25 de abril - 18h30 26 de abril - 18h30 às 21h30 27 de abril 17h 28 de abril - 10h às 12h
O edifício Alcindo da Silva Vieira, sede do Centro Cultural UFMG, foi uma das primeiras construções da região do hipercentro, quando a cidade, ainda em 1906, apenas começava sua história de urbanização. Idealizado pela comissão construtora da nova capital, como símbolo da sua prosperidade, o projeto arquitetônico, arrojado para a época, foi localizado estrategicamente em frente à estação ferroviária, para dar as boas vindas aos visitantes e novos moradores da cidade.
Atualmente, o Centro Cultural conta com três espaços expositivos, quatro salas multiuso, pátio descoberto e um galpão, onde são desenvolvidos quatro programas permanentes (Fomento Artístico, Encontros para Reflexão, Cultura na Cidade e Projeto Leitura), todos com atividades abertas à comunidade.
Temporadas no Casarão:
O Fino do Choro
Pátio - show gratuito
Com bar cultural
Culinária Cultural – Comida Mexicana
Pátio
Degustação dos pratos: R$ 5
Frida Kahlo com Tranças Cortadas
Maura Baiocchi
Butoh
Auditório - Entrada gratuita
Maurício Tizumba
Pátio
Show com bar cultural
Entrada gratuita
Zona de Invenção Poesia e Show
Recital
Venda de livros com bar cultural
Entrada gratuita
12h30
Sexta Doze e Trinta: Arena de Tolos
Cia Acômica de Teatro
Auditório - Entrada gratuita
24 horas de Desenho
DJ Rato
Sala 03
Inscrições pelo telefone (31) 3238-1079
Bar cultural
A Criança no centro Cultural
Capoeira Angola
Pátio - Entrada gratuita