Em decorrência da greve dos servidores técnicos e administrativos da UFMG, uma série de serviços foi interrompida. O atendimento à população na Faculdade de Odontologia, por exemplo, que até a semana passada tinha sido reduzido em 95%, está agora completamente paralisado. No Hospital da Clínicas, a suspensão é de 30% dos serviços médicos e administrativos. Na Biblioteca Central do campus Pampulha, os servidores atendem apenas as pessoas que desejam devolver livros. O empréstimo está suspenso na unidade, assim como nas faculdades de Enfermagem, de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Letras, Ciências Econômicas e Escola de Engenharia. A Diretoria da Biblioteca Universitária decidiu, devido à adesão de servidores à paralisação nacional das IFES, "e para evitar constrangimentos e prejuízos aos usuários", desativar, em todas as bibliotecas do Sistema, a cobrança das multas por atraso na devolução de livros a partir de 28 de maio. As datas de devolução deste período foram transferidas para 29 de junho. Assim, o usuário não será bloqueado no sistema, nem será gerada multa por não ter devolvido o livro. Se até o dia 29 de junho a paralisação dos servidores permanecer, haverá programação de novas datas de devolução. "Portanto, não serão cobradas multas por atraso de devolução de livros, em nenhuma biblioteca do Sistema, durante o período de paralisação dos servidores da UFMG", ressalta Maria Elizabeth de Oliveira Costa, diretora da Biblioteca Universitária. Correspondências e encomendas Também não há como distribuir as correspondências e encomendas destinadas aos órgãos e setores da Reitoria, realizada pelo serviço de malote interno. A adesão à greve dos servidores lotados na Seção de Malotes tem impossibilitado a execução das tarefas diárias necessárias à distribuição. Dessa forma, o DSG solicita aos dirigentes de unidades, órgãos e outros setores da Instituição que entrem em contato a Seção de Malotes, de 9h às 11h e de 13h às 16h. As correspondências e outras encomendas não retiradas serão entregues após a greve.
O Departamento de Serviços Gerais (DSG) não tem realizado a distribuição de correspondências, e outras encomendas, registradas, postadas e recebidas por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para as unidades e órgãos da Universidade.