Há 10 anos entrava em vigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDBN 9.394/06. À época, o Brasil comemorava a universalização do ensino fundamental e vislumbrava a necessidade de estabelecer parâmetros para a sua melhoria, tendo a valorização do magistério como um de seus principais pilares. No final deste mês, entre 29 e 31 de agosto, a Faculdade de Educação volta seu olhar retrospectivo para este marco da história do ensino brasileiro por meio do seminário Formação de professores para a educação básica – 10 anos da LDB. A promoção é do Núcleo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Condição Docente. Nos três dias do seminário, cujas atividades se dividirão entre a Faculdade de Letras, ICEx e Fae, especialistas em educação debaterão as expectativas criadas em torno da universalização do ensino e a evolução e os limites estruturais do sistema escolar brasileiro. “Quais as possibilidades de a educação e a escola corresponderem a essas demandas? Que avanços podem ser apontados nos processos de escolarização, mas a que limites a escola está submetida nesse país de dimensões continentais, marcado por profundas desigualdades sociais e tamanha diversidade cultural?”, questiona o professor João Valdir Alves de Souza, coordenador do evento. Essas e outras perguntas orientarão as principais discussões do seminário, como avaliação educacional e formação de professores; reforma curricular dos cursos de licenciatura; as licenciaturas noturnas da UFMG e a situação de seus alunos; balanço e perspectivas do Brasil pós-LDB e possibilidades e desafios na formação de professores. Entre os participantes estarão o professor José Francisco Soares, da FaE, especialista em avaliação educacional, o pró-reitor de Graduação, Mauro Braga, e a secretária municipal de Educação, Maria do Pilar Lacerda. As inscrições já estão abertas. Mais informações – incluindo a programação completa do evento – na página www.consultcom.com.br/ldben.