Universidade Federal de Minas Gerais

Foto: Isabela Mazão
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Para ministro Acuña, educação superior deve ter compromisso com projeto de desenvolvimento nacional

Ministro da Educação da Venezuela faz ponte entre ensino e projeto de desenvolvimento nacional

quarta-feira, 21 de maio de 2008, às 21h32

Marcílio Lana, Caracas (Venezuela) - O ministro do Poder Popular para a Educação Superior da Venezuela, Luis Acuña, destacou, durante abertura de evento realizado no auditório Simon Bolívar da Universidade Bolivariana, a maior do país, a importância da educação como um dos motores para o projeto de desenvolvimento nacional.

Acuña afirmou que os universitários e, portanto, os futuros profissionais, bem como as instituições de ensino, devem ter um compromisso cívico com o desenvolvimento nacional. “Não faz sentido o governo apoiar um programa de educação, implantar políticas de inclusão e de qualidade do ensino e, depois de formados, os estudantes não atuarem em benefício de um projeto que visa o desenvolvimento nacional”, determinou Acuña.

Direitos e deveres
O estudante César Trompez, do curso de Direito da Universidade Bolivariana, concorda com o ministro da Educação da Venezuela. Para ele, que é líder estudantil, o governo do presidente Chaves conseguiu promover uma revolução na educação do país e é preciso que, agora, os estudantes, em especial os universitários, exerçam um papel de destaque dentro do projeto de desenvolvimento nacional.

“Vivemos um momento absolutamente distinto, altamente positivo, em relação ao passado. Não é perfeito, mas muito se avançou com a definição de políticas de inclusão, manutenção, por meio de bolsas de estudo, e a definição de que a educação é um bem público. É uma grande revolução e para nós, estudantes, a garantia de acesso à educação é a bandeira mais importante”, explica Trompez.

Linha direta
O governo venezuelano estabelece uma linha direta entre o desenvolvimento do país e a oferta de novas vagas e cursos superiores. Para o vice-ministro para Assuntos Estudantis do Ministério da Educação Venezuelano, Enre Gomes Maiz, o projeto de desenvolvimento nacional tem pautado a criação de cursos superiores, a definição de políticas de interiorização e de inclusão. “As políticas acadêmicas devem estar orientadas para promover o modelo de desenvolvimento territorial venezuelano”, confirma a vice-ministra para a Educação Superior, Tibisay Hung.

O evento - “Por uma Educação Universitária Pública e Comprometida” –, organizado pelo governo venezuelano, aconteceu nos dias 20 e 21 de maio. O encontro foi integrado à agenda preparatória de debates que antecedem a Conferência Regional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (CRES 2008), que será realizada em Cartagena de Índias, Colômbia, de 2 a 4 de junho.

As inscrições para a Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008) encerram-se nesta sexta-feira, 23 de maio. Até o momento, a organização do encontro, que acontece entre os dias 4 e 6 de junho, na cidade colombiana de Cartagena das Índias, registrou 3.000 inscrições, número que atinge o patamar de participação inicialmente previsto. Para se inscrever, é preciso acessar o site do evento e seguir as orientações indicadas. As inscrições para a CRES 2008 são gratuitas

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