Universidade Federal de Minas Gerais

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Experiência cubana mostra que universidade precisa estar atenta às demandas sociais

sexta-feira, 6 de junho de 2008, às 14h08

Marcílio Lana, de Cartagena das Índias (Colombia) – A Universidade de Havana, de Cuba, trouxe à Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2008) uma experiência que a defesa de um modelo de instituição de ensino superior que direciona esforços e atenção às demandas sociais, premissa denominada como a “terceira missão das universidades”.

O professor cubano Jorge Nuñez Jover defendeu, durante a mesa-redonda “Educação superior, ciência, tecnologia e inovação”, organizada pelo Instituto Colciencias, da Colômbia, que pesquisa e desenvolvimento social devem andar lado a lado.

"O papel do ensino superior na inovação e no desenvolvimento deve ser preponderante.
Em Cuba, os cursos superiores são bem distribuídos pelo território nacional e comprometidos com a temática do desenvolvimento social. A municipalização do ensino superior acabou gerando desenvolvimento local”, informou o acadêmico cubano. Em Cuba, 61,8% estudantes estão matriculados em cursos superiores.

Jorge Nuñez Jover ressaltou também que a participação do Estado e a cooperação internacional são decisivas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia: "Nosso país está se transformando numa economia de serviços e o crescimento do PIB, em 2005, atingiu 12,5%. Boa parte desse desempenho está ligado a acordos comerciais, sobretudo com China e Venezuela", explicou.

Caso concreto
O professor da Universidade de Havana apresentou para a platéia do auditório Getsemani do Centro de Conferência de Cartagena das Índias a experiência de uma pesquisa que se dedicou a criar vacina para os vírus influenza, incluídos no grupo dos vírus causadores de infecções respiratórias. “O grupo perseguiu um objetivo social, pois em Cuba, a saúde, pública e gratuita, é uma prioridade”, comentou.

Jorge Nuñez Jover criticou os acadêmicos que valorizam excessivamente a publicação de “papers” em publicações científicas internacionais em detrimento de investigações que busquem soluções para demandas concretas da sociedade.

Para o professor cubano, é necessário que as instituições de ensino superior deixem de ser “torres de marfim”, enclausuradas em motivações individuais e não em questões do território social. “A qualidade científica não pode estar desassociada da relevância social”, determinou. Nuñez Jover destacou que o trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Havana obteve reconhecimento de diversos organismos e periódicos científicos, recebendo diversas premiações internacionais

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