Universidade Federal de Minas Gerais

Projeto Arquitetura.jpg
A máquina de protesto: projeto leva alunos à Inglaterra

Alunos da UFMG vencem concurso e viajam para Londres

terça-feira, 10 de junho de 2008, às 20h00

Uma máquina gigante em formato de broca que perfura o solo e é movida pela energia dos gritos dos manifestantes que estão dentro dela. O projeto – claramente conceitual, sem pretensões pragmáticas – de três alunos da Escola de Arquitetura da UFMG venceu a disputa com outras equipes brasileiras em concurso promovido pelo Festival de Arquitetura de Londres, com intermediação da Embaixada do Brasil na Inglaterra. O desafio proposto foi imaginar um espaço de manifestações em Brasília e a equipe idealizou o “Dispositivo Espacial de Protesto”. Como prêmio, Daniele Mendes, Igor Bernardes e Ligia Pinto, do 8º período, viajam no próximo dia 18 para Londres com passagens e hospedagem pagas, e terão seu trabalho exposto no pavilhão dedicado ao Brasil no evento, que acontece de 20 de junho a 20 de juho.

O paradoxo de se pensar em um espaço de protestos em Brasília gerou a idéia. “Na verdade, não há como se projetar um lugar que determina onde as pessoas devem se manifestar. O protesto é, por natureza, imprevisível. Demarcar um lugar assim é uma contradição. Por isso, recorremos à abstração”, explica Lígia Pinto.

A função do dispositivo seria transportar os manifestantes para o espaço subterrâneo. Ele assume o formato de uma broca, que perfura o solo em movimentos calculados pela medida “rpm” (“re-voltas por minuto”). E o combustível da máquina seria a energia sonora gerada pelos gritos dos manifestantes. Para o grupo, “esta é uma metáfora que significa levar o protesto e a manifestação para um “não-lugar”, ou seja, o lugar negativo, que está afastado da lógica de tudo aquilo contra o que se está protestando”.

Versatilidade
Para a professora Juliana Torres de Miranda, coordenadora do concurso na UFMG, que envolveu 17 equipes, o projeto vencedor estava de acordo com o que foi proposto. “A idéia do concurso era instigar os alunos a pensar em uma arquitetura experimental e investigativa. Esperávamos trabalhos inventivos e, ao mesmo tempo, com postura crítica”, ela diz. O concurso teve ainda participantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Três grupos da UFMG foram pré-selecionados em duas etapas por um grupo de professores da própria Escola de Arquitetura, e seus trabalhos foram enviados a Londres.

Júlia Miranda destaca ainda a visibilidade internacional conquistada pela UFMG e os benefícios gerados pelo processo de discussão e motivação que envolveu alunos e professores. “O resultado final mostrou a versatilidade de nossos alunos, que se mostraram prontos também para uma missão pouco comum, de característica conceitual e combinada com outras áreas do saber”, ela afirma.

27/mai, 8h35 - UFMG está entre as 10 universidades de maior prestígio na América Latina, segundo ranking da Times Higher Education

27/mai, 7h54 - Fafich promove curso sobre estudos de impacto ambiental; inscrições até quarta

27/mai, 7h43 - Exame de proficiência em inglês voltará a ser aplicado nos próximos dias 3 e 7; inscrições abertas

27/mai, 7h33 - Programa de extensão leva ao Vale do Jequitinhonha atividades sobre educação, sociedade e matemática

27/mai, 7h22 - Servidores e estudantes podem se inscrever no programa de apadrinhamento de estudantes estrangeiros

27/mai, 7h19 - Ensaios reunidos em livro da Editora UFMG discutem viés transgressor da literatura e das artes

26/mai, 15h40 - Novo habeas corpus reforça suspensão das investigações da Polícia Federal contra professora italiana da UFMG

25/mai, 12h33 - Tese da História vence Grande Prêmio UFMG 2015 na área de Humanidades

25/mai, 11h15 - Minicurso na Fale abordará influência da cultura greco-latina no cinema brasileiro

25/mai, 10h51 - Alunos de Farmácia realizam ações de combate ao Aedes aegypti

25/mai, 8h40 - Prorrogado prazo para envio de trabalhos para seminário sobre dança

25/mai, 6h48 - Eventos na FaE vão debater mestrados profissionais e desafios da educação básica

25/mai, 6h41 - Ars Nova seleciona soprano, contralto e baixo

25/mai, 6h40 - Campus Montes Claros realiza workshop ambiental nesta sexta

25/mai, 6h39 - Escola de Enfermagem promove debate sobre financiamento da política e da saúde no Brasil

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
maio de 2016 (190)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (132)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)
janeiro de 2015 (156)
dezembro de 2014 (163)
novembro de 2014 (245)
outubro de 2014 (281)
setembro de 2014 (267)
agosto de 2014 (229)
julho de 2014 (183)
junho de 2014 (156)
maio de 2014 (239)
abril de 2014 (236)
março de 2014 (202)
fevereiro de 2014 (228)
janeiro de 2014 (130)
dezembro de 2013 (180)
novembro de 2013 (282)
outubro de 2013 (280)
setembro de 2013 (233)

Expediente