Universidade Federal de Minas Gerais

projeto arq vencedor.jpg
A máquina de protestos: projeto leva alunos à Inglaterra

Alunos da UFMG participam do Festival de Arquitetura de Londres

sexta-feira, 20 de junho de 2008, às 8h08

Alunos do 8º período da Escola de Arquitetura da UFMG viajam a Londres, com passagens e hospedagem pagas, para expor o trabalho “Dispositivo Espacial de Protesto” no pavilhão dedicado ao Brasil do Festival de Arquitetura, que começa hoje e vai até 20 de julho. Os estudantes venceram outras equipes brasileiras no desafio de propor um espaço de manifestações em Brasília. O trabalho vencedor é uma máquina gigante em formato de broca que perfura o solo e é movida pela energia dos gritos dos manifestantes que estão dentro dela. Os autores são Daniele Mendes, Igor Bernardes e Ligia Pinto, orientados pela professora Júlia Miranda.

O paradoxo de se pensar em um espaço de protestos em Brasília gerou a idéia. “Na verdade, não há como se projetar um lugar que determina onde as pessoas devem se manifestar. O protesto é, por natureza, imprevisível. Demarcar um lugar assim é uma contradição. Por isso, recorremos à abstração”, explica Lígia Pinto.

A função do dispositivo seria transportar os manifestantes para o espaço subterrâneo. Ele assume o formato de uma broca, que perfura o solo em movimentos calculados pela medida “rpm” (“re-voltas por minuto”). E o combustível da máquina seria a energia sonora gerada pelos gritos dos manifestantes. Para o grupo, “esta é uma metáfora que significa levar o protesto e a manifestação para um “não-lugar”, ou seja, o lugar negativo, que está afastado da lógica de tudo aquilo contra o que se está protestando”.

Versatilidade
Para a professora Juliana Torres de Miranda, coordenadora do concurso na UFMG, que envolveu 17 equipes, o projeto vencedor estava de acordo com o que foi proposto. “A idéia do concurso era instigar os alunos a pensar em uma arquitetura experimental e investigativa. Esperávamos trabalhos inventivos e, ao mesmo tempo, com postura crítica”, ela diz. O concurso teve ainda participantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Três grupos da UFMG foram pré-selecionados em duas etapas por um grupo de professores da própria Escola de Arquitetura, e seus trabalhos foram enviados a Londres.

Júlia Miranda destaca ainda a visibilidade internacional conquistada pela UFMG e os benefícios gerados pelo processo de discussão e motivação que envolveu alunos e professores. “O resultado final mostrou a versatilidade de nossos alunos, que se mostraram prontos também para uma missão pouco comum, de característica conceitual e combinada com outras áreas do saber”, ela afirma.


23/jan, 7h11 - Em nova edição, curso Filosofia na Praça aborda relação entre conhecimento e justiça

23/jan, 6h54 - Livro sobre musicalização na educação infantil é lançado pela Editora UFMG

23/jan, 6h41 - Mestrado em Neurociências recebe inscrições pelo correio até quarta

20/jan, 7h09 - Ronald Claver ministra oficina de criação literária a partir do próximo mês

20/jan, 7h00 - Eventos promovidos por associação de estudantes de pós-graduação discutem conjuntura científica brasileira

20/jan, 6h54 - Revista do curso de Ciências do Estado, que celebra os 500 anos de 'Utopia', recebe artigos até 1º de fevereiro

20/jan, 6h44 - Nova oficina do projeto 'Sábado com Libras', no Espaço do Conhecimento, aborda capacidade de improviso

19/jan, 16h03 - Comunidade começa a debater proposta das novas Normas Gerais de Graduação

19/jan, 6h58 - Confluência entre escrita, som e imagem é tema de colóquio internacional na Fale; submissão de trabalhos termina na sexta-feira

19/jan, 6h47 - DAC seleciona monitores entre alunos assistidos pela UFMG para atuar no Festival de Verão

19/jan, 6h27 - Inglês para Fins Acadêmicos recebe inscrições até 3 de fevereiro

19/jan, 5h52 - Fachada digital do Espaço do Conhecimento volta a exibir projeções da série 'Ativismos contemporâneos'

18/jan, 9h34 - Professor de universidade portuguesa ministra conferência na UFMG sobre o valor pedagógico do silêncio

18/jan, 6h48 - Encontro de pesquisa tratará das continuidades e rupturas do processo histórico; inscrições de trabalhos terminam no dia 5

18/jan, 6h39 - Curso inspirado em obra de Platão estimula expressões criativas na arte

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
janeiro de 2017 (67)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (132)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)
janeiro de 2015 (156)
dezembro de 2014 (163)
novembro de 2014 (245)
outubro de 2014 (281)
setembro de 2014 (267)
agosto de 2014 (229)
julho de 2014 (183)
junho de 2014 (156)
maio de 2014 (239)

Expediente