Universidade Federal de Minas Gerais

projeto arq vencedor.jpg
A máquina de protestos: projeto leva alunos à Inglaterra

Alunos da UFMG participam do Festival de Arquitetura de Londres

sexta-feira, 20 de junho de 2008, às 8h08

Alunos do 8º período da Escola de Arquitetura da UFMG viajam a Londres, com passagens e hospedagem pagas, para expor o trabalho “Dispositivo Espacial de Protesto” no pavilhão dedicado ao Brasil do Festival de Arquitetura, que começa hoje e vai até 20 de julho. Os estudantes venceram outras equipes brasileiras no desafio de propor um espaço de manifestações em Brasília. O trabalho vencedor é uma máquina gigante em formato de broca que perfura o solo e é movida pela energia dos gritos dos manifestantes que estão dentro dela. Os autores são Daniele Mendes, Igor Bernardes e Ligia Pinto, orientados pela professora Júlia Miranda.

O paradoxo de se pensar em um espaço de protestos em Brasília gerou a idéia. “Na verdade, não há como se projetar um lugar que determina onde as pessoas devem se manifestar. O protesto é, por natureza, imprevisível. Demarcar um lugar assim é uma contradição. Por isso, recorremos à abstração”, explica Lígia Pinto.

A função do dispositivo seria transportar os manifestantes para o espaço subterrâneo. Ele assume o formato de uma broca, que perfura o solo em movimentos calculados pela medida “rpm” (“re-voltas por minuto”). E o combustível da máquina seria a energia sonora gerada pelos gritos dos manifestantes. Para o grupo, “esta é uma metáfora que significa levar o protesto e a manifestação para um “não-lugar”, ou seja, o lugar negativo, que está afastado da lógica de tudo aquilo contra o que se está protestando”.

Versatilidade
Para a professora Juliana Torres de Miranda, coordenadora do concurso na UFMG, que envolveu 17 equipes, o projeto vencedor estava de acordo com o que foi proposto. “A idéia do concurso era instigar os alunos a pensar em uma arquitetura experimental e investigativa. Esperávamos trabalhos inventivos e, ao mesmo tempo, com postura crítica”, ela diz. O concurso teve ainda participantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Três grupos da UFMG foram pré-selecionados em duas etapas por um grupo de professores da própria Escola de Arquitetura, e seus trabalhos foram enviados a Londres.

Júlia Miranda destaca ainda a visibilidade internacional conquistada pela UFMG e os benefícios gerados pelo processo de discussão e motivação que envolveu alunos e professores. “O resultado final mostrou a versatilidade de nossos alunos, que se mostraram prontos também para uma missão pouco comum, de característica conceitual e combinada com outras áreas do saber”, ela afirma.


27/mar, 20h06 - Reitoria e Diretoria da Fafich discutem segurança na Unidade

27/mar, 18h32 - Ieat encerra encontro com proposta de maior inserção da transdisciplinaridade nas práticas acadêmicas

27/mar, 14h55 - Em palestra, pesquisadora da África do Sul aborda as apropriações da tragédia grega pelo teatro e literatura africanos

27/mar, 10h09 - Evento ‘Tô de boa, tô no campus’ promove atividades de lazer e entretenimento neste sábado no campus Pampulha

27/mar, 5h56 - Reitor recebe parlamentares mineiros para café da manhã nesta segunda-feira

27/mar, 5h55 - Projetos de pesquisa em cenografia para performance são escolhidos para evento em Praga

27/mar, 5h54 - Café Controverso debate desafios do setor cultural em Minas Gerais

27/mar, 5h52 - Reforma psiquiátrica será discutida em semana de saúde mental

27/mar, 5h49 - Tese da Fale investiga 'niilismo galhofeiro' na obra de Machado de Assis

27/mar, 5h49 - Programação de evento internacional de museus continua neste fim de semana no Espaço do Conhecimento

27/mar, 5h45 - Associação de universidades premiará trabalhos acadêmicos que aproximem comunidades lusófonas

26/mar, 13h10 - Seminário do Ieat é aberto com expectativa de “menos certezas e mais caminhos”

26/mar, 10h35 - Dois Pontos discute obesidade e seus impactos no sistema público de saúde

26/mar, 8h10 - Ieat abre nesta manhã, com transmissão ao vivo, seminário de avaliação de suas atividades

26/mar, 5h58 - Professores da Fafich relançam livro que revê conceitos do jornalismo à luz da pós-modernidade

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Destaques
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
UFMG 85 Anos
UFMG, meu lugar
Vestibular

Arquivos mensais:
março de 2015 (202)
fevereiro de 2015 (170)
janeiro de 2015 (156)
dezembro de 2014 (163)
novembro de 2014 (245)
outubro de 2014 (281)
setembro de 2014 (267)
agosto de 2014 (229)
julho de 2014 (183)
junho de 2014 (156)
maio de 2014 (239)
abril de 2014 (236)
março de 2014 (202)
fevereiro de 2014 (228)
janeiro de 2014 (130)
dezembro de 2013 (180)
novembro de 2013 (282)
outubro de 2013 (280)
setembro de 2013 (233)
agosto de 2013 (229)
julho de 2013 (202)
junho de 2013 (209)
maio de 2013 (248)
abril de 2013 (247)
março de 2013 (186)
fevereiro de 2013 (155)
janeiro de 2013 (163)
dezembro de 2012 (145)
novembro de 2012 (226)
outubro de 2012 (258)
setembro de 2012 (220)
agosto de 2012 (212)
julho de 2012 (177)

Expediente