O Projeto Manuelzão lança, nesta sexta, 27 de junho, o livro A história da mobilização que começou em torno de um rio. A publicação resgata a história do projeto, que surgiu na Faculdade de Medicina da UFMG há mais de uma década. Os 18 textos reunidos abordam ações relativas à pesquisa, mobilização social e educação ambiental realizada pelo Manuelzão e seus parceiros. O livro é organizado pelo coordenador-geral do projeto, Apolo Heringer, e pelos coordenadores de Publicações Científicas e Literárias, Eugênio Goulart e Letícia Malloy.
De acordo com Goulart, o livro é orientado para a área de extensão universitária e promove a reflexão do trabalho do projeto, de maneira crítica, apontando os avanços e as dificuldades.
O livro será lançado em evento restrito a convidados, na Faculdade de Medicina. Na data do lançamento, é comemorado o centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa. O nome do projeto vem do personagem da obra Manuelzão e Miguilin, de Rosa, que faz parte do livro Corpo de Baile.
Os dois mil exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente. Além da comunidade acadêmica, o livro vai alcançar organizações não-governamentais, Poder Público e empresas. A publicação será distribuída gratuitamente a instituições de ensino superior, a bibliotecas públicas da bacia hidrográfica do Rio das Velhas e do São Francisco, aos Núcleos Manuelzão, aos subcomitês de bacia e a outros parceiros do projeto. Também serão contempladas escolas públicas da Bacia do Velhas.
(Com Assessoria de Imprensa do Projeto Manuelzão)