O Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG vai participar, este ano, da quinta edição da Red Bull Air Race, uma das principais competições de velocidade para aviões do mundo. O CEA está desenvolvendo algumas peças que serão utilizadas nas aeronaves dos pilotos Glen Dell, sul-africano, e Hannes Arch, austríaco e atual campeão da categoria. Nas próximas semanas, engenheiros do CEA vão à África do Sul testar as modificações projetadas para o avião de Dell. Nos testes, será utilizado um sistema de telemetria também desenvolvido pelo CEA e que permite que os engenheiros acompanhem, em terra, tudo que ocorre na aeronave. "O sistema de telemetria nos dá todas as informações: velocidade, altitude, ângulo em relação à linha do horizonte, rotação e temperatura do motor, entre outras. Temos também uma câmera que registra em vídeo tudo que acontece dentro do avião, em tempo real", afirma o coordenador do CEA, professor Paulo Iscold. O sistema já é usado, desde o ano passado, por alunos de graduação e pós-graduação da UFMG que desenvolvem estudos na área de aeronáutica. Este ano, estará disponível para os estudantes do novo curso de Engenharia Aeroespacial, oferecido pela primeira vez no Vestibular 2009 e implantado com recursos do Reuni, o plano federal de expansão e reestruturação do ensino superior. Os equipamentos de telemetria são utilizados nos ensaios de vôo realizados no hangar do CEA, ao lado do Aeroporto Municipal de Conselheiro Lafaiete. A edição de 2009 da Red Bull Air Race começará a ser disputada em abril, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A competição terá outras cinco etapas, nos Estados Unidos, Canadá, Hungria, Portugal e Espanha. Iscold destaca que o processo de transferência de tecnologia do CEA para os dois pilotos foi feito em conjunto com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG. Dell e Arch terão direito de usar as peças durante este ano, na condição de teste de tecnologia. O CEA também iniciou o desenvolvimento de um avião que será usado em competições de acrobacia. O centro, vinculado à Escola de Engenharia, já construiu cinco aeronaves e conta com laboratórios no campus Pampulha e no hangar em Lafaiete.