Universidade Federal de Minas Gerais

Foca Lisboa
ABC2.JPG
A partir da esquerda, Marco Antonio Raupp, Jacob Palis, Ronaldo Pena e Luiz Pinguelli Rosa

Entidades de C&T defendem na UFMG leis que deem flexiblidade à gestão

quinta-feira, 2 de abril de 2009, às 13h50

Dirigentes de algumas das entidades mais representativas ligadas à ciência e tecnologia no Brasil, reunidos esta manhã na UFMG, reivindicaram que a produção de pesquisa seja regulada por leis flexíveis e defenderam o papel de fundações de apoio e outras organizações que, segundo eles, têm tido papel fundamental para viabilizar o trabalho de universidades e institutos de pesquisa.

Estiveram reunidos em torno do tema A dinâmica da ciência, tecnologia, inovação e a legislação brasileira os presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp, da Associação Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis, e o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa. O encontro foi mediado pelo reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, e contou com a presença da vice-reitora da Universidade, Heloísa Starling, de pró-reitores e pesquisadores. Esteve presente também o ex-professor da UFMG e ex-ministro de Ciência e Tecnologia José Israel Vargas.

Marco Antonio Raupp afirmou, em sua exposição, que a comunidade está satisfeita com o aporte de recursos para ciência e tecnologia e com a destinação de um papel relevante do setor para o desenvolvimento da produção e do comércio exterior. Mas salientou que o marco legal ainda é considerado inadequado para a execução plena das atividades. “Nossa visão é de que as atividades não podem ser de responsabilidade integral do Estado, que deve fomentar o trabalho inclusive de instituições privadas”, ele disse.

O presidente da SBPC, que reúne 86 entidades científicas, defendeu a inclusão do terceiro setor nas políticas públicas de ciência e tecnologia. “A colaboração das organizações traz eficiência, economia e torna as relações mais democráticas, pois significa a participação da sociedade”, explicou Raupp. Ele criticou o “questionamento político-ideológico” das organizações sociais e interpretações variadas da lei, “que geram insegurança jurídica e prejudicam a gestão de ciência e tecnologia”.

‘Terrorismo jurídico’
O diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, concentrou sua fala no tema das fundações de apoio a centros de pesquisa. Lembrou que a Fundação Coppetec, ligada ao centro que dirige, existe como parte dele e obedece a ele, gerindo recursos de empresas privadas. Afirmou não entender a resistência às fundações e a lógica de se querer proibir o ingresso de recursos privados no serviço público.

“É claro que temos que ser fiscalizados, mas que a ação seja baseada em princípios e rigor na apuração, e que se punam os culpados”, disse Pinguelli Rosa, alertando que não se devem imobilizar as universidades em função do risco de “irregularidades que podem acontecer mas que são inocentes e não têm nada a ver com roubalheira”. O diretor da Coppe contou que tem defendido que um modelo novo pode ser criado sem a necessidade de interromper o que está em funcionamento.

Ele manifestou solidariedade à UFMG em sua “batalha corajosa” no Supremo Tribunal Federal contra o acórdão 2.731 do Tribunal de Contas da União, cujas determinações afetariam o desenvolvimento institucional da UFMG a autonomia universitária. “Quem não deve não teme”, disse Pinguelli Rosa, denunciando um “terrorismo jurídico que atormenta pessoas honestas e impedindo o funcionamento do serviço público”.

Aliança pela flexibilidade
Jacob Palis, da ABC, citou o exemplo do Instituto Pasteur, que vive de contratos com empresas privadas e com o governo francês, para defender o apoio das fundações, por exemplo, às universidades. Destacou a aliança da ABC com a SBPC e convocou também a Andifes para lutar pela flexibilidade na gestão de ciência e tecnologia, “fundamental para que possamos expandir as fronteiras, com benefícios para toda a sociedade”.

Ex-diretor do Impa – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Palis lembrou que a transformação da instituição em Organização Social possibilitou iniciativas como a contratação, sem necessidade de aguardar concurso público, de um jovem brasileiro que ocupa posição de destaque na França e passou a trabalhar para o Impa durante metade do ano. “Foi uma contratação extremamente valiosa para o Instituto e que não teria sido possível pelo regime anterior”, ressaltou.

Na opinião de Palis, o Brasil tem muito a perder com regras que possam cercear as atividades de ciência e tecnologia. E defendeu o fim das confusões na esfera jurídica, “que são o caminho mais fácil para a corrupção”.

Ao final da fase de apresentações, o reitor da UFMG, Ronaldo Pena mostrou slides contendo trechos de leis e do acórdão do Tribunal de Contas, para demonstrar as razões que levaram a Universidade a questionar no STF as determinações do TCU. Ele explicou, entre outros pontos, que ao contrário do que diz o acórdão, obras de infraestrutura são previstas na legislação em vigor como atividades de desenvolvimento institucional, e podem, portanto, ser geridas pela Fundep, a fundação de apoio à UFMG. “Sempre construímos nossos prédios, faz parte da história da UFMG”, disse o reitor. “E o próprio TCU já atestou que nossas obras são 20% mais baratas, como foi o caso do prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha, inaugurado no ano passado.”

Ciclo
O evento foi a primeira edição do Ciclo de Conferências ABC/UFMG/Fapemig. Segundo Francisco César de Sá Barreto, ex-reitor da UFMG e vice-presidente da ABC para Minas Gerais e o Centro-Oeste, a iniciativa deve permanecer independentemente das mudanças de direção nas instituições. Ele anunciou alguns temas para os próximos eventos: a crise da água e o desenvolvimento nacional; Charles Darwin e Carlos Chagas; a crise mundial e novos caminhos para as nações; e as fronteiras da ciência e os limites do pesquisador.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente