Universidade Federal de Minas Gerais

phpyJi5pB.gif

Ceale promove debate sobre desafios da pós-alfabetização

quinta-feira, 16 de abril de 2009, às 8h14

A professora da Universidade de Brasília, Stella Maris Bortoni-Ricardo, vai explicar na edição do Ceale Debate, que acontece nesta quinta, 16 de abril, como a sociolinguística pode ajudar os professores a diagnosticar problemas de aprendizado depois da fase de alfabetização. Sua palestra – sob o título "Como a sociolinguística pode nos ajudar a alfabetizar e a ensinar leitura e escrita no período pós-alfabetização" – terá início às 19h30, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

A apresentação conterá informações de três pesquisas. A principal delas, coordenada por Stella Bortoni e ainda em andamento, tem o objetivo de analisar a leitura e a escrita de alunos já alfabetizados para mostrar ao professor os erros mais recorrentes, por que eles ocorrem e o que fazer para evitá-los. Para isso, os pesquisadores vão acompanhar um grupo de alunos dos ensinos fundamental e médio durante 18 meses.

A pesquisadora afirma que a maioria dos erros ocorre porque a alfabetização foi deficiente. Outro motivo seria o reflexo na escrita das variações orais de certas palavras. Nesse caso, o contexto em que a criança vive é determinante. Ela cita como exemplo a aglutinação incorreta de algumas palavras. “Na frase ‘comi o lanche que a minha mãe tinha me dado’ o aluno escreve ‘me dado’ junto.” Segundo Stella Bortoni-Ricardo, isso acontece porque é assim que a criança escuta. “Queremos dar subsídios para o professor entender o processo de aprendizagem do aluno. A ideia é que ele possa antecipar os problemas e os erros dos estudantes”, explica a professora da UnB.

As conferências do Ceale Debate são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário se inscrever para participar. As palestras serão transmitidas ao vivo pela Rádio FaE, via internet. Para conferir a programação completa do primeiro semestre do Ceale Debate, acesse www.ceale.fae.ufmg.br.

(Com assessoria de imprensa do Ceale)

26/mai, 17h46 - UFMG abre seleção para preencher 371 vagas remanescentes na graduação

26/mai, 15h25 - 'Cabaré vagabundo', musical que reflete sobre o ofício do ator, é a atração do Quarta Doze e Trinta

26/mai, 13h23 - Começa amanhã seminário que vai discutir comunicação pública da pesquisa em educação

26/mai, 13h21 - Estudiosos da cultura e literatura andina se reúnem na Fale a partir de amanhã

26/mai, 12h22 - Jazz e música brasileira instrumental movimentam o Conservatório nesta quarta

26/mai, 11h03 - Seminário propõe debate sobre estratégias de comunicação para educação a distância

26/mai, 5h57 - Em evento na Faculdade de Direito, especialistas discutem governança das redes e Marco Civil da Internet

26/mai, 5h56 - Professores da UFMG desenvolvem site para auxiliar na gestão de áreas ocupadas pela agropecuária

26/mai, 5h53 - Cine Club Ñ exibe 'Relatos selvagens' em sessão comentada nesta terça

26/mai, 5h51 - Sem palheta, violonista mineiro apresenta composições próprias nesta noite

26/mai, 5h50 - Ciclo de estudos sobre álcool e outras drogas inscreve até sexta-feira

26/mai, 5h49 - Workshop na próxima sexta orienta sobre redação e submissão de trabalhos acadêmicos

26/mai, 5h48 - Inscrições para bolsas de doutorado da Comissão Europeia terminam no dia 31

26/mai, 5h46 - Especialização que prepara professores para o ensino de inglês recebe inscrições até junho

25/mai, 14h17 - Revista da UFMG recebe artigos sobre ‘Diversidade’ para nova edição

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Destaques
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
UFMG 85 Anos
UFMG, meu lugar
Vestibular

Arquivos mensais:
maio de 2015 (213)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)
janeiro de 2015 (156)
dezembro de 2014 (163)
novembro de 2014 (245)
outubro de 2014 (281)
setembro de 2014 (267)
agosto de 2014 (229)
julho de 2014 (183)
junho de 2014 (156)
maio de 2014 (239)
abril de 2014 (236)
março de 2014 (202)
fevereiro de 2014 (228)
janeiro de 2014 (130)
dezembro de 2013 (180)
novembro de 2013 (282)
outubro de 2013 (280)
setembro de 2013 (233)
agosto de 2013 (229)
julho de 2013 (202)
junho de 2013 (209)
maio de 2013 (248)
abril de 2013 (247)
março de 2013 (186)
fevereiro de 2013 (155)
janeiro de 2013 (163)
dezembro de 2012 (145)
novembro de 2012 (226)
outubro de 2012 (258)
setembro de 2012 (220)

Expediente