A Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG se apresenta nesta quinta-feira, 13 de agosto, no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201, Centro de Belo Horizonte), às 19h. Regido pelo professor Anor Luciano Júnior, o conjunto vai mostrar peças do repertório tradicional para a formação, incluindo obras brasileiras e americanas, eruditas e populares. A entrada é franca. O evento é parte do Encontro Internacional para Músicos e Maestros de Bandas de Música, que se realiza esta semana por iniciativa da Escola.
A Banda
Criada há 10 anos, a partir do Projeto de Extensão Bandas desenvolvido na Escola de Música, a Banda tem como objetivo propiciar aos alunos de graduação e extensão, músicos militares e civis e instrumentistas em geral as condições de atuarem profissionalmente em alto nível, seja na execução dos instrumentos, em aspectos técnicos, na prática de regência e na performance em grupo. Os resultados deste trabalho têm impacto não somente no estado de Minas Gerais, mas também em outras áreas do Brasil e no exterior, por meio da atuação dos ex-alunos.
O grupo participou de vários projetos de cunho social, acadêmico e performático, dentre eles o Orquestra para Todos (Orquestra Sinfônica Brasileira); Capacitação de maestros e instrumentistas das Bandas de Brumadinho (convênio Escola de Música/Inhotim); Música e Cidadania - Cidade dos Meninos em Ribeirão da Neves; Saúde com Música (Medicina/Projeto Bandas), dentre outros.
O maestro
Doutorando em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Anor Luciano Júnior pesquisa o ensino de música em nível secundário e o papel que as bandas de música ainda exercem em Minas Gerais. Bacharel em trompete pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb), Anor é professor de trompete, fundador e regente da Banda Sinfônica da Escola de Música. Iniciou seus estudos de música na banda municipal da cidade de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, tendo se formado pelo Conservatório de Tatuí (SP). Ganhou expressão nacional e internacional como jovem solista de trompete com seu desempenho em Tatuí e depois de vencer o concurso Jovem Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
(Com setor de divulgação da Escola de Música da UFMG)