A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) adotou novo logotipo, criado por ocasião do aniversário de 80 anos da instituição. Produzida pelo Setor de Planejamento e Criação Gráfica do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), a nova marca mantém alguns elementos da anterior, como a forma, a cor predominante e os símbolos geométricos que representam alunos e livros. Segundo a jornalista Sílvia Amélia de Araújo, da assessoria de comunicação da Fump, o aniversário de 80 anos é um momento que favorece a mudança do logotipo, mas outros motivos foram levados em conta. “Havia necessidade de modernizar a imagem da Fump, de fortalecer a associação entre a marca e a instituição”, conta ela. Uma das maiores preocupações durante a produção da nova marca foi traduzir, da melhor forma, os valores da Fump. Nesse sentido, uma das mudanças, por exemplo, foi a utilização de imagem de três alunos ao invés de um, dando melhor ideia de assistência abrangente. Outras alterações foram o uso de tonalidades mais vivas do verde, o arredondamento de quinas dos desenhos e o acréscimo de complemento no nome: assistência estudantil da UFMG. “Tornamos o traço mais suave, buscando passar uma imagem mais humana e orgânica da Fundação. Além disso, escolhemos uma tipografia que sugere acolhimento e integração”, explica Isabela Scarioli, coordenadora do Setor de Planejamento e Criação Gráfica do Cedecom. A Fump já está utilizando a nova logomarca. Para outubro, planeja uma série de outras ações relativas às comemorações de 80 anos, incluindo diversificada programação cultural.