Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG participa de colóquio sobre Memória, História e Justiça na Universidade de Coimbra, em Portugal

terça-feira, 15 de setembro de 2009, às 8h00

A vice-reitora da UFMG, Heloisa Starling, e os pesquisadores Marcela Elian, Bruno Viveiros e Augusto Borges, do Projeto República, também da Universidade, participam hoje e amanhã (15 e 16 de setembro), em Portugal, do colóquio internacional Memória, História e Justiça, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Com duração de dois dias, o encontro pretende oferecer espaço interdisciplinar de discussão, envolvendo pesquisadores portugueses e brasileiros.

O evento terá a participação do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A promoção é da Secretaria, da UFMG e do Centro de Estudos Sociais da América Latina, que no Brasil tem sede em Belo Horizonte (leia mais).

A conferência de abertura será proferida pelo ministro Vannuchi e pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e do Centro de Documentação 25 de abril da mesma instituição.

Heloisa Starling participará de mesas-redondas sobre Direito à memória e à verdade (ao lado dos pesquisadores da UFMG) e Memória, história e justiça.

Exposição
No final da tarde do dia 15, o ministro Vannuchi abre a exposição Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil: 1964 a 1985, no Museu de Antropologia da Universidade de Coimbra. Os visitantes poderão reviver um pouco da história dos anos de chumbo no Brasil. Textos e imagens mostram tanques diante do Congresso Nacional, passeatas estudantis, o envolvimento de artistas e músicos no movimento de resistência, prisões e mortes de opositores do regime.

A programação completa do colóquio pode ser consultada aqui.

(Com informações da Secretaria Especial de Direitos Humanos)