Um dos temas que mais movimentam a área da ciência da computação e o mercado ligado a aplicativos da web – a aprendizagem e previsão da evolução das redes sociais – ganha foco especial na UFMG nesta quinta-feira, 11 de março. Nesse dia, a Universidade recebe o cientista da computação Francesco Bonchi para palestra sobre o tema. Doutor pela Universidade de Pisa, Itália, Bonchi atua no Yahoo! Research Barcelona. Ele vem à UFMG cumprir agenda acadêmica a convite do professor Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Usualmente, na computação, o problema de extrair regras é tratado por meio de técnicas de mineração de dados. Elas permitem, por exemplo, identificar associações – e a repetição delas – entre centenas de variáveis de grandes bancos de dados (leia a respeito reportagens do Boletim sobre controle de spam e fraudes em orçamento). “Com a crescente disponibilidade das redes sociais, é necessário aprimorar ferramentas de mineração capazes de extrair conhecimento útil a partir de sua riqueza de dados”, observa o especialista italiano. O problema gera interesse científico para a academia, mas também instiga o mercado interessado em se antecipar a comportamentos e tecnologias “preditas” por essas ferramentas. Em tese, dominar softwares mais robustos capazes de extrair tendências possibilitaria ao seu autor vantagem adicional em um mercado de rápidas mudanças, como é caso da área de tecnologias ligadas às redes sociais. A palestra desta quinta-feira é aberta ao público e ocorre às 15h30, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha – avenida Antônio Carlos, 6627. Bonchi Conheça aqui sondagens realizadas pelo instituto Pew Research sobre tendências na Web.
Yahoo!Labs
“Nesta palestra, vou abordar as seguintes questões: será que podemos aprender um conjunto de regras que descrevem como as redes sociais evoluem ao longo do tempo? Podemos aplicar essas regras para prever a evolução futura das redes sociais?”, antecipa o pesquisador.
Francesco Bonchi dedica-se à mineração de dados desde 1998. Sua atuação é marcada por unir a atividade de pesquisa pura com projetos aplicados, abordando problemas relacionados a impostos, dados biomédicos e outros. Desde 2008 trabalha no Yahoo! Research Barcelona, com foco em questões de mineração de dados, redes sociais e meios de comunicação social. É coeditor do livro Privacy-Aware Knowledge Discovery: Novel Applications and New Techniques, que será lançado este ano pela Chapman & Hall/CRC Press.