A boa escola é também aquela que, com suas políticas e práticas internas, ajuda seus alunos a obter resultados melhores. Esta é uma das conclusões centrais de pesquisa recém-concluída pelo professor Francisco Soares, da Faculdade de Educação (FaE). O trabalho utilizou dados de mais de três milhões de alunos de quase 20 mil escolas de ensino médio de todo o país. As informações foram cedidas pelo Inep, que recebeu os resultados em primeira mão. Especialista em avaliação escolar, Soares teve a parceria da mestranda em Sociologia da Fafich Zakia Hachem, e a pesquisa foi financiada pela Fundação Santillana. Em entrevista ao Portal UFMG, Francisco Soares explica os principais aspectos do trabalho. Como foi feita a pesquisa, e qual o resultado mais importante? Quais foram outras descobertas relevantes? O que a pesquisa traz para as discussões sobre educação?
Calculamos o nível socioeconômico dos alunos que responderam ao questionário contextual do Enem nos anos de 2006, 2007 e 2008. O nível socioeconômico de cada escola foi tomado como a média dos resultados de seus alunos. As escolas trabalham com alunos diferentes. Como a pesquisa educacional e sociológica já estabeleceu que os filhos de pais mais escolarizados se saem melhor nas avaliações escolares, é preciso, para comparar escolas de forma mais justa e útil, considerar qual é o tipo de aluno que cada uma delas tem. A literatura chama isso de valor agregado, ou seja, a boa escola é também aquela que, por suas políticas e práticas internas, agrega ao resultado de cada um de seus alunos. Com este trabalho temos agora um mapa bastante detalhado do perfil sociocultural dos alunos das escolas cujos egressos fazem o Enem.
Esta característica de cada escola foi comparada com o seu resultado no Enem. Com isso pudemos observar que há escolas cujos resultados olhados pelo seu valor nominal não é muito grande, mas que agregaram muito a seus alunos. Mas principalmente observamos que as boas escolas no Brasil, públicas ou privadas, que produzem melhores resultados por quaisquer critérios são as que selecionam seus alunos, por concursos ou socioeconomicamente.
Este trabalho coloca à disposição da sociedade alguns outros fatores que devem ser considerados para se classificar uma escola como boa. Chama a atenção que muitas instituições são consideradas boas apenas porque são bem-sucedidas na seleção de seus alunos. Além disso, no caso do Enem, fica demonstrado que muitas escolas obtêm bons resultados porque apenas uma fração de seus alunos se inscreve no exame. Esses são pontos que devem estar mais presentes no debate educacional.