A nova edição do periódico mensal Em Debate, que já está online, trata do tema Marketing político, novas tecnologias e eleições: o que esperar das presidenciais de 2010? Vinculada ao Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, sediado na UFMG, a publicação pretende intervir no debate sobre a conjuntura político-eleitoral, promovendo diálogo entre especialistas e a sociedade. Em tempos de pré-campanha, o Em Debate discute, no Dossiê dessa edição, o cenário das eleições de 2010, possíveis estratégias dos candidatos ao Planalto e o papel do marketing e das novas tecnologias no processo. O diretor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Aldo Fornazieri, aborda em artigo o tema da sucessão presidencial, indicando desafios postos aos candidatos e elementos em torno dos quais os candidatos poderão se posicionar. Sérgio Braga, professor da Universidade Federal do Paraná, expõe argumentos contra e a favor do uso da internet na campanha eleitoral deste ano, e diz por que acha difícil que se repita no Brasil o fenômeno Obama, que utilizou intensamente o ambiente virtual em sua caminhada rumo à Casa Branca. Helcimara Telles, professora da UFMG e coordenadora do grupo Opinião Pública, chama a atenção, em seu artigo, para o enfraquecimento da dimensão política nos debates dos presidenciáveis. De acordo com ela, os bons resultados que o Brasil vem alcançado em termos sociais, econômicos e diplomáticos têm contribuído para reduzir as discussões em torno de uma agenda política para o pós-Lula. O resultado disso é o retorno a uma dinâmica cada vez mais regionalizada, com a personalização das eleições Na seção Opinião, os uruguaios José Raúl Rodriguez e Daniela Vairo apresentam análise detalhada das eleições presidenciais de 2009, no Uruguai. E o Em Debate publica, também, resenha do livro O Partido dos Trabalhadores e a política brasileira (1980-2006): uma história revisitada”, organizado por Marco Antônio Villa e Vitor Amorim de Ângelo. A resenha é do graduando em Ciências Sociais, pela UFMG, Paulo Victor Melo.