|
A UFMG teve aprovada série de projetos de pesquisas destinadas a estudar o comportamento do consumidor rastreando fenômenos em redes sociais, antropologia do consumo, medição de resultados, semiótica da comunicação e comércio eletrônico. As investigações, que serão financiadas pela Fiat Automóveis e Fapemig, receberão aporte de R$ 423 246,15. O valor equivale a 53% do total de recursos destinados a projetos de diversas instituições de ensino mineiras - R$ 798 948,00, de acordo com informação divulgada ontem, dia 21, pela Fapemig. Foram recebidas 31 propostas e 13, oriundas de cinco universidades e fundações, obtiveram aprovação. O resultado final mostra a liderança da UFMG no processo, com a seleção de oito projetos, ou 61,5% do total. Conforme nota encaminhada à imprensa pela Fapemig, o diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco, e o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, avaliaram a qualidade das propostas acima das expectativas. Por esse motivo, decidiram "fazer um aporte maior para contratação de mais projetos". Segundo Borges, o edital traz uma grande novidade, já que, até então, nenhum outro da agência fazia investimentos em pesquisas sobre comportamento do consumidor. O edital tem o objetivo de estudar o cliente, permitindo melhorias de competitividade da empresa Fiat. Acesse aqui a lista dos projetos aprovados. Conheça os da UFMG: Tema: Cartografias de redes de consumo online no segmento de automóveis – Metodologias de pesquisa em rede Tema: Modelos e algoritmos para propagação de informação e formação de opinião em redes sociais na Web Tema: Agrupamento e caracterização de usuários em redes sociais Tema: Análise espaço-temporal de opiniões acerca de modelos automotivos Tema: Detecção automática de usuários influentes em redes sociais do tipo microblog Tema: Fiat Ambiental: estudo da aplicação do ecoselo em design (UFMG/Fapemig/Cnpq) e da Acv como metodologia de comunicação das ações ambientais promovidas pela empresa Fiat Tema: Análise de sentimento da marca Fiat em redes sociais - Uma abordagem baseada em ontologia Tema: Contribuições da neurociência na identificação do consumo de veículos automotivos: O que mais existe além daquilo que o consumidor afirma?
Coordenador: Regina Helena Alves da Silva
Valor: R$ 65.503,87
Coordenador: Wagner Meira Junior
Valor: R$ 76.108,87
Coordenador: Gisele Lobo Pappa
Valor: R$ 16.929,90
Coordenador: Adriano Alonso Veloso
Valor: R$ 9.072,00
Coordenador: Marcos André Goncalves
Valor: R$ 12.411,00
Coordenador: Andréa Franco Pereira
Valor: R$ 28.954,38
Coordenador: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Valor: R$ 68.586,69
Coordenador: José Edson Lara
Valor: R$ 145.679,44